icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Cientistas criaram holograma no estilo Star Wars na realidade

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      04/09/20 às 15h16
capa do post Cientistas criaram holograma no estilo Star Wars na realidade

Quem é que nunca assistiu a filmes de ficção científica, sem desejar que algum dispositivo maluco ali apresentado fosse real? Produções do gênero são marcadas por inovações, nos mostrando um mundo surreal de possibilidades que, em algum momento da história da humanidade, podem acabar se transformando em algo plenamente tangível. Em alguns casos, tecnologias que pareciam impossíveis de serem colocadas em prática, foram.

Em outros casos, é apenas questão de tempo até que se tornem possíveis. Um dos filmes de ficção científica mais amados até hoje é Star Wars. Toda a saga nos apresentou várias tecnologias novas que sonhamos um dia em ter.

Os cientistas estão fazendo com que Star Wars se torne uma realidade mais próxima da nossa. Diversas invenções e melhoramentos que se parecem muito com os utilizados no filmes, e vem sendo aprimorados a cada ano. Talvez isso aconteça porque  a geração atual de cientistas e engenheiros cresceu vendo os filmes da saga, e fazem de tudo para recriar as tecnologias dos filmes de modo eficiente e que venha a contribuir para melhorar o mundo.

E finalmente os cientistas descobriram como fazer gravações verdadeiras de holograma. Igual ao momento em que a Princes Leia pode ajudar Obi-Wan Kenobi.

Para que  resultado fosse possível, os cientistas usaram nanomateriais cuidadosamente elaborados. E com isso, os cientistas da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio conseguiram dobrar a luz de uma maneira que nenhum material natural consegue fazer.

O resultado disso foi  primeiro filme de holograma verdadeiro da história do nosso planeta girando em seu eixo. Até o momento, esse efeito não é tão perfeito quanto o visto nos filmes.

Holograma

O holograma em si é um pouco irregular. Ele é somente um loop de 48 quadros de um globo girando. Ele meio que se parece com os gráficos wireframe vermelhos do Nintendo Virtual Boy.

Entretanto, o que falta em arte a tecnologia compensa. Mesmo que outras equipes já tenham construído hologramas verdadeiros nos últimos anos, esse globo giratório é muito mais sofisticado. E ao contrário dos outros hologramas, ele pode ser visto por quase todos os ângulos. Além de não usar truques ópticos.

Para que o laser fosse quebrado no padrão de um globo, o nanomaterial tem pequenas escalas que são menores que o comprimento de onda da luz do laser vermelho. E fazer esse material leva tempo. De acordo com o dito pelos pesquisadores, para fazer um holograma de seis minutos seria preciso um trabalho de 800 horas.

Mesmo que o tempo ainda seja grande, os pesquisadores tem grandes esperanças. "O objetivo é desenvolver isso para produzir em cores eventualmente. E queremos que seja visível de qualquer ângulo. Uma projeção 3-D de 'hemisfério inteiro'", disse o engenheiro e autor do estudo Kentaro Iwami.


Próxima Matéria
Via   Futurism  
Imagens Figshare
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest