icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Cientistas criaram um híbrido de humano e ovelha

POR Lucas Curado EM Ciência e Tecnologia 05/03/18 às 13h46

capa do post Cientistas criaram um híbrido de humano e ovelha

Pode parecer coisa de ficção cientifica (ou de um anime bem popular chamado Fullmetal Alchemist), mas cientistas estão tentando criar quimeras. O que seria uma quimera? Elas são hibridos de animais com seres humanos. Por que alguém criaria uma criatura dessa? O objetivo desse projeto é poder "criar" órgãos humanos compatíveis e personalizados para pessoas que precisam. As pessoas envolvidas nos projetos já conseguiram criar híbridos, porém ainda vai demorar um tempo para que uma quimera perfeita nasça. Isso ocorre porque surgem muitas questões éticas e ainda falta um grande percurso para resolver alguns problemas quanto ao próprio desenvolvimento desses espécimes.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você uma matéria sobre uma potencial solução em resposta as falhas de transplantes de órgãos. Milhares de pessoas ao redor do mundo morrem enquanto esperam pela doação de órgãos todos os anos. Caso essa pesquisa seja um sucesso, não haveria mais esse problema. Os órgãos que seriam doados seriam feitos literalmente para o doador.

Uma ideia para o futuro

Há muitos anos se tenta achar uma forma de fazer transplantes de órgãos sem que aja rejeição por parte do corpo do paciente. Uma das soluções idealizadas é a clonagem de órgãos do próprio paciente, para que o corpo não o rejeite. Bem, essa ideia ainda está um pouco distante, contudo, outras opções similares foram pensadas recentemente. Por que não crescer um órgão compatível dentro de um animal com celulas humanas?

Cientistas acreditam que com esse tipo de processo seria muito prático adaptar o órgão para o corpo do enfermo. Em outras palavras, literalmente "fazer" um órgão "personalizado" para uma pessoa. Pesquisas nessa direção já estão sendo feitas, mas para isso acontecer primeiros teremos que aprender a fazer "quimeras". Em outras palavras, híbridos de animais com humanos.

Quimeras

Em primeira instância isso pode soar bem estranho e possivelmente você pensou em algo como uma aberração. Todavia, a ideia de quimera é simplesmente um animal que possui uma pequena porcentagem de celulas humanas. Em experiências passadas, foram inseridas células tronco em embriões de porcos. Esse nasceram com cerca de 100.000 celulas humanas. Agora eles conseguiram multiplicar esse número em embriões de ovelhas, sendo 1 a cada 10.000 células humanas.

O ideal seria que houvesse pelo menos 1% de células humanas em animais para se conseguir resultados mais promissores. Contudo os cientistas precisariam permissão de desenvolver o projeto por mais tempo, já que as quimeras só pode se desenvolver por 28 dias. Hiro Nakauchi da Universidade de Stanford, comenta que seriam necessários pelo menos 70 dias para resultados mais favoráveis. As ovelhas seriam boas quimeras pois possuem órgãos similares aos nossos, como o coração e o pulmão. Porcos são também uma opção interessante pois o desenvolvimentos dos órgãos são mais acelerados e também possuem tamanhos compatíveis.

Desafios

Um problema em potencial é que vírus e outras enfermidades possam ser transmitidas do animal para a pessoa que está recebendo o órgão. Também surge o problema dos órgãos acabarem também possuindo vasos sanguíneos e outros elementos do animal, consequentemente gerando rejeição por parte do corpo humano. Todavia, pesquisadores já estão desenvolvendo leitões e outros animais que não possuem esses problemas. Hiro diz que dentro de 5 a 10 anos, existem grandes chances de estarmos recebendo órgãos transplantados de animais quiméricos.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário e até a próxima.


Próxima Matéria
Via   phys     independent     nationalgeographic     aaas.confex     theguardian  
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest