• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Cientistas descobriram o que está acelerando a destruição da camada de ozônio

POR Bruno Dias    EM Ciência e Tecnologia      12/07/18 às 20h02

Um grupo de pressão ambiental afirmou no começo do mês de julho que fábricas chinesas estão usando ilegalmente clorofluorcarbonetos (CFC's). Os compostos são responsáveis por esgotar a camada de ozônio. Recentemente foram acusados de virar um pico de emissões, o que confundiu vários cientistas.

O grupo de campanha da EIA (Agência de Investigação Ambiental, em inglês) disse que 18 fábricas em 10 províncias chinesas admitiram o uso de clorofluorcarbonetos proibidos. Produtores e comerciantes disseram aos pesquisadores da EIA que os maiores compradores são empresas chinesas que fabricam espuma como isolante no setor de construção. Eles continuam usar CFC-11 por sua melhor qualidade e preço menor.

Os CFC's são substâncias químicas que até a década de 1970 eram muito usadas em aerosóis de perfume e inseticidas e líquidos refrigerantes em geladeiras e aparelhos de ar-condicionado. O uso desse produto se popularizou por não ter cheiro, não ser tóxico e não ser inflamável. Mas quando ele era usado em forma de spray seus gases eram lançados para a atmosfera e eles eram os causadores do buraco na camada de ozônio.

Eles foram banidos internacionalmente pelo Protocolo de Montreal de 1987, e a produção de CFC's terminou oficialmente nos países em desenvolvimento em 2010. As autoridades chinesas disseram que o país parou de usar os compostos em 2007, e o Ministério do Meio Ambiente de Pequim não foi encontrado para comentar sobre o assunto.

Um representante de uma das empresas citadas no relatório disse que a empresa obtinha seus CFC's de fábricas sem licenças com operações obscuras no interior da Magnólia e ocultavam a substância dos agentes alfandegários. Outras empresas alegaram que elas mesmas produzem a substância e que tem permissão para produzir 40 toneladas de CFC por dia.

Os agentes da EIA disseram que as empresas chinesas exportam esses agentes proibidos quando os rotulam erroneamente como compostos de hidrofluorcarbono e outras misturas químicas.
Dado o volume das exportações para outros países, principalmente na Ásia e no Oriente Médio, existe uma boa chance das nações que baniram os CFC's estarem importando-os.

"Se a China não parar com essa produção ilegal, ela colocará em risco a nossa camada de ozônio lentamente cicatrizada", disse Alexander von Bismarck, diretor executivo da EIA dos EUA.
Em maio, uma equipe internacional publicou uma pesquisa que mostrou o declínio do CFC-11 na atmosfera tinha diminuído pela metade desde 2012, sugerindo que ele estava sendo produzindo de maneira secreta apesar da proibição mundial.

Os pesquisadores disseram que os dados apontavam para o lesta da Ásia como fonte de produção renovada, mas eles pararam de apontar um país específico.
Atualmente a Terra está caminhando para aumentar seu grau de aquecimento até 2100, segundo os cientistas. Isso condenaria muitas partes do planeta com inundações, secas, desertificação, aumento do nível dos mares e tempestades.

Próxima Matéria
Imagens Vix
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+