• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Cientistas disseram que esse ingrediente secreto que todo mundo tem em casa pode eliminar as cáries da sua boca

POR Ana Luiza Andrade    EM Entretenimento      25/09/17 às 22h54

Todos nós em um momento ou outro nos deparamos com o temor de uma cárie dentária. Basta que uma dor estranha se instale em um dente para que soframos com a ideia de visitar um dentista. Para a maioria das pessoas, ir ao consultório de um dentista é sinônimo de dor. Para quem é resistente ao barulho daquele motor, a situação desconfortável de se deitar em um banco e ver alguém olhar dentro da sua boca, no mínimo, sofre pelo dinheiro a menos na carteira, e o desgaste de tempo que poderia ser evitado.

Elas incomodam. Doem. Atrapalham o nosso cotidiano. Causam mal hálito. Podem diminuir a autoestima de um indivíduo, além de serem extremamente prejudiciais para a saúde da nossa boca.

Como elas aparecem e como podem ser evitadas? Ou melhor: existe algum remédio caseiro que podem tratá-las? A ciência prova que sim e você provavelmente tem essa "cura" dentro da sua casa.

Higiene Bucal

Sabemos sobre o cuidado que devemos ter com nossa higiene bucal. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, e sempre após as refeições. Passar o fio dental com regularidade. Fazer uso do enxaguante bucal, que além de deixar um hálito refrescante pode matar fungos e bactérias que residem na gengiva e outros cantos difíceis de serem limpos na boca. E claro, visitas ao dentista, que realizam o acompanhamento e a prevenção.

Mesmo assim, a vida corrida, a alimentação repleta de açúcares, são um conjunto de fatores que podem influenciar para o aparecimento dessa doença, mesmo que você realize uma boa higiene bucal. Geralmente, as crianças são as mais atingidas. Porque ainda estão aprendendo a cuidar da saúde da boca e também, porque costumam se alimentar mais de doces do que os adultos.

Cáries

Cárie é uma palavra atribuída a corrosão progressiva de um osso. A cárie dentária portanto, seria "a destruição dos tecidos que constituem o dente, como o resultado da desmineralização provocada pelos ácidos gerados pela placa bacteriana", segundo o site espanhol Super Curioso.

Esse ácido é produzido pelas bactérias a partir dos restos de comida que ficam no dente, e que por vezes, ficam em difícil alcance durante a escovação. Também a genética, e o pH são fatores preponderantes que podem favorecer o aparecimento dessas doença do dente.

A destruição dentária acontece de maneira gradual. Primeiro a cárie ataca o esmalte do dente afetado. Depois ela ataca a dentina, um tecido esbranquiçado rico em cálcio. Para então destruir a polpa do dente. Se o indivíduo com cárie der atenção à dor e ao desconforto que as cáries são capazes de provocar, e com isso, procurar tratamento a tempo, é possível que o estrago não seja completo.

Isso porque a dentina é capaz de se regenerar até um certo limite, isso quando remédios e cuidados são tomados com antecedência, antes que a cárie destrua a polpa dentária.

Remédio Caseiro

A verdadeira surpresa desse setor foi uma descoberta recente feita pela Universidade irlandesa, Queen's University of Belfast. Pesquisas demonstraram que o uso da aspirina, aquele remédio que todo mundo tem em casa, de fácil acesso nas farmácias e de baixo custo, é capaz de ajudar o dente a se regenerar de uma maneira muito mais avançada que o natural.

A aspirina é composta por ácido acetilsalicílico. Essa substância é a responsável por "estimular as células-mães dos dentes".

Os resultados do estudo foi publicados no dia 7 de setembro de 2017 na própria página da instituição acadêmica. A importância dessa descoberta é de extrema importância para o Reino Unido.

O país sofre com os custos do seguro dentário, que é coberto pelo Estado, e gasta uma quantidade exorbitante dos cofres públicos. As filas de espera também são grandes, e causam problemas para a saúde bucária dos britânicos.

Aspirina

De acordo com o site Super Curioso, os pesquisadores esclareceram que o tratamento consiste em tratar as células-mães dos dentes, com a aspirina. As doses seriam baixas. E isso aumentaria a mineralização do dente, "assim como a atividade dos genes responsáveis por formar a dentina".

Assim, grande parte do problema das cáries poderiam ser tratados apenas com o remédio, tão popular em nosso cotidiano. No entanto, os dentistas advertem que agora inicia-se uma nova fase para colocar os ensaios acadêmicos dentro das clínicas. Onde será verificado os resultados, analisando a melhor maneira de administrar o remédio, e adaptando a pesquisa à realidade.

O que você achou dessa descoberta são simples e acessível? Seria fantástico economizar tempo e dinheiro no tratamento das cáries. Não esqueça de deixar o seu comentário. Aproveite também para compartilhar a matéria com seus amigos e familiares. 

Próxima Matéria
Ana Luiza Andrade
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+