icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Cientistas dizem que a vida na Terra provavelmente começou nas crateras de meteoros

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      14/09/20 às 16h11
capa do post Cientistas dizem que a vida na Terra provavelmente começou nas crateras de meteoros

Um dos maiores segredos da história é a criação da humanidade. Falar sobre esse assunto é uma tarefa bastante complicada. Já que as crenças variam de pessoa para pessoa. Há quem acredite que os seres humanos foram criação divina. Onde Deus criou do zero o homem e, a partir dele, a mulher. Assim, eles passaram a se multiplicar até chegar aos dias atuais. Por outro lado, há a forte crença na teoria do Big Bang, sendo então esse evento o responsável pela criação de todas as coisas naturais que temos hoje.

Seja qual for a sua crença, é muito difícil dizer como a vida surgiu no nosso planeta. Por essa razão, o mistério de como surgiu a vida na Terra rendeu vários estudos científicos para achar uma resposta definitiva. A resposta definitiva ainda não foi encontrada. Mas isso não impediu que estudos fossem feitos para tentar achá-la.

Um novo estudo está observando os efeitos dos impactos de meteoros massivos. Por mais que o impacto antigo seja comumente causado pelo evento da extinção que matou os dinossauros, os cientistas estão suspeitando de que um impacto anterior poderia ter impulsionado a vida na Terra, em primeiro lugar.

Há tempos que eles sugerem que os meteoritos transportam os ingredientes necessários para a vida em nosso planeta. Mas essas novas pesquisas sugerem que os impactos dos meteoros também criaram condições ideais para que a vida na Terra pudesse surgir.

Por conta disso, os cientistas sugerem que as agências espaciais devem prestar uma atenção especial nas crateras parecidas quando procurarem na lua, Marte ou em qualquer planeta ou corpo celeste que seja.

Surgimento da vida

Imediatamente depois que o impacto acontecesse, a área onde o meteoro colidiu com o planeta seria infernal e inóspita. Mas depois que as coisas começassem a se acalmar, as crateras feitas pelo impacto poderiam estar cheias de sedimentos e nutrientes. E ter até mesmo fontes hidrotermais recém criadas.

"Eles essencialmente criam um oásis para a vida", disse Gordon Osinski, co-autor do estudo e diretor do Instituto de Exploração Terrestre e Espacial da Western University.

O co-autor do estudo também disse que, depois de bilhões de anos de erosão e outras atividades geológicas, pode ser que seja impossível descobrir como verdadeiramente a vida começou no nosso planeta. Mas que as missões de Marte podem procurar oásis parecidos em sua busca por vida tanto passada quanto presente no planeta.

"Existem outras crateras de impacto em Marte que podem ter sido melhores para explorar com essas idéias em mente", disse Osinski.


Próxima Matéria
Via   Futurism  
Imagens Terra
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest