icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Cientistas dizem que nosso tempo para salvar a Terra acabou, e agora?

POR Lucas Curado    EM Natureza      14/11/17 às 16h54
capa do post Cientistas dizem que nosso tempo para salvar a Terra acabou, e agora?

A alguns anos atrás fomos avisados que nossas horas na Terra estariam contadas se continuássemos a explorá-la e machucá-la da forma que estávamos fazendo. Anos se passaram e pouca coisa mudou. Na verdade, muitas dessas coisas pioraram. Vários cientistas já falam a tempos sobre a extinção humana e como nossa condição no planeta está se tornando frágil devido atitudes inconsequentes. Será que finalmente chegamos a um ponto tão crítico que estaríamos fadados ao fim? Isso vai depender de nós e como lidamos com os estragos que já foram feito. Nós temos um problema e precisamos de um solução. Se ainda der tempo.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você um matéria que explicita verdades sobre nosso mundo e apresenta facetas da humanidade que precisamos urgentemente mudar. Não é uma questão de que "pequenas mudanças farão um mundo melhor", estamos chegando a um ponto tão crítico que em breve será "tudo ou nada". Prepare-se pois tempos difíceis estão por vir.

No ano de 1992...

Quando em 1992 um grupo de renomados cientistas, incluindo vários vencedores do prêmio nobel, avisaram que a Terra estaria chegando a um ponto crítico... Eles foram ignorados. Nessa década foi escrito que se não fossem repensadas nossas atitudes estaríamos garantindo nosso fim quanto espécie nesse planeta.

Aparentemente, estamos em 2017 e muita coisa permanece no mesmo jeito. Todos esses temas, que são repetidos diariamente como; mudanças climáticas, superpopulação e extinção de espécies estão levando nosso planeta e ecossistema a um nível de perigo notável.

Mais de 15 mil cientistas se reuniram mais um vez para assinar um nota de alerta para a população global, governos e instituições privadas dizem em tom bem sério que estamos prestes a colidir frontalmente com a natureza e sentenciar o bem estar do planeta a um destino miserável. Se não forem tomadas medidas imediatas o dano será irreversível.

O que os cientistas apresentam

Na Oregan State University, William Ripple e sua equipe apresentam um estudo que mostra que o único problema tratado de forma relevante foi a questão da camada de ozônio, porém o resto permanece crítico. Desmatamento, alterações climáticas e produção agrícola são questões que ainda carecem de solução.

Segundo os relatórios da pesquisa, podemos ver uma redução de 26% da água fresca disponível por habitante. Vemos também mais de  121 milhões de hectares de floresta perdidas nos últimos anos para o desmatamento. Uma grande quantidade de mamíferos, anfíbios, répteis, aves e peixes morreram, tendo um redução de 29% dessas espécies. Enquanto isso, houve um aumento de 35% da população humana desde 1992.

Estima-se que até 2050 a população humana poderia aumentar para mais 9 bilhões de pessoa.  Se chegarmos a esse número populacional, estaríamos condenado não só nossa espécie, mas o restante do ecossistema do planeta.

Haveria então uma solução?

Os autores da pesquisa dizem que seria necessário "re-avaliarmos o papel de uma economia enraizada do crescimento". É fundamental que comecemos imediatamente reduzir os gases de efeito estufa, utilizar e desenvolver energias renováveis, garantirmos a sobrevivência e crescimento de habitat ecossistemas e restringir especies exóticas invasoras. Se não fizermos alguma coisa em relação a esses ponto, estaremos colocando toda biosfera em perigo.

Ainda existe esperança, se nós conseguimos melhorar a questão da camada de Ozônio, segunda a pesquisa, nós também podemos tomar providências com relação a esses outros tópicos. Tudo que é necessário é, que não só  governos e instituições privadas ouçam o avisos desses especialistas, mas a população em geral também para cobrar seus líderes e representantes.

Qual será o futuro do nosso planeta? Os dados já estão rolando e o tempo já está passando. Não há volta para o passado e nem uma segunda casa para nossa raça ou outras criaturas da Terra. Nosso tempo está cronometrado para evitarmos nossa extinção, e isso não é nem mesmo uma frase de efeito. Segundo esses cientistas, precisamos encarar essa realidade imediatamente.

E aí, o que você achou dessa matéria? O que você está fazendo para salvar nosso mundo? Catástrofes não estão somente a filmes de ficção. Deixe seu comentário aí embaixo e até a próxima.


Próxima Matéria
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest