icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Cientistas encontraram um tubarão pré-histórico com mais de 300 dentes

POR Lucas Curado EM Mundo Animal 13/11/17 às 13h47

capa do post Cientistas encontraram um tubarão pré-histórico com mais de 300 dentes

Existem criaturas ancestrais em nosso planeta que muitos de nós não conhecemos ou achamos que estão extintas. Um exemplo dessas criaturas é o Celacantos, um peixe pré-histórico que até algumas décadas atrás nós pensávamos que estava extinto. Obviamente, ele não estava! Esse exemplo nos faz pensar: quais criaturas podemos achar em nossos oceanos e na natureza? Até acharmos, essa pergunta é bem difícil de responder. Acontece que em agosto desse ano um tubarão muito raro e antigo apareceu na rede um grupo de pescadores em Portugal.

Com dentes bizarros e uma aparência alienígena, a espécie nada em águas profundas e é considerada bastante agressiva. Apesar do aspecto esquisito e ameaçador, não deixa de ser um achado e um animal fantástico e fascinante. Fatos Desconhecidos traz a história do tubarão pré-histórico com mais de 300 dentes encontrado por cientistas.

Mas o que é isso na minha rede?

Imagina se você está um dia de trabalho qualquer em seu barco de pesca e de repente você sente algo pesando sua rede... Quando você a recolhe, você se depara com esse amiguinho da foto acima. Com certeza você iria ficar um pouco assustado com esse "alienígena" do planeta Terra. A bizarra criatura possui várias fileiras de dentes que somam ao todo 300 e é uma especie particularmente rara de tubarão

Seu nome é Chlamydoselachus Anguineus. Chlamydo... quê? Chlamydoselachus Anguineus, mas você pode chamar ele de Tubarão-enguia. Essa especie é especial, pois é considerada muito rara, mas também como um fóssil vivo.

Pré-Histórico e Bizarro

O animal que foi capturado em agosto em Portugal em lugar próximo a Algarve ao sul do país. Nosso amigo feio e pré-histórico na verdade pode ser encontrado em outros lugares do mundo, apesar de ser considerado um fóssil vivo ainda existem alguns deles por aí. O tubarão-enguia se encontra espalhado por alguns pontos do oceano. Você topar com essa criatura se você estiver pescando ali entre a Angola e o Chile, da Guiana à Nova Zelândia ou ali entre o Japão e a Espanha.

Não se conhece muito sobre esse tubarão. Seus hábitos e população ainda são um mistério para os pesquisadores. Mesmo porque essa especie costuma habitar águas bem profundas, logo seu encontro com pessoas são bem raros. Esse animal é na verdade a única espécie sobrevivente de toda uma família de tubarões. Antigamente podia se ver mais variedades da família nadando por ai nos oceanos, mas isso foi ali pelo período Jurássico à alguns milhões de anos atrás.

O Chlamydoselachus português

O tubarão-enguia encontrado em águas portuguesas media em torno de 1,5 metros de comprimento e foi encontrado morto. A morte do animal foi causada possivelmente pela mudança de pressão repentina quando estava sendo trazido para superfície na rede.

O que mais chama atenção nessa espécie é o formato de sua cabeça (que é arredondada, diferente dos demais tubarões) e a formação dentaria desse animal. Seus dentes possuem esse padrão único, distinguindo-o de outras espécies. Pesquisadores também acreditam que se trata de um animal bem agressivo.

Segunda a União Internacional de Preservação da Natureza, o Tubarão-Enguia é colocado na categoria de especies "quase ameaçadas"por conta da expansão da pesca em águas profundas. Bom, resta-nos torcer que a espécie de nosso amiguinho de dentes afiados viva pelo menos mais alguns milhares de anos por aí.

E aí o que achou da matéria? Imagina só se esse animal caísse na sua rede de pesca. Você ficaria assustado ou fascinado? Deixe seu comentário aí embaixo e até a próxima pessoal!


Próxima Matéria
Via   bbc  
avatar Lucas Curado
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest