icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Cientistas finalmente encontraram uma maneira de deixar objetos invisíveis em todos os ângulos

POR Isabela Araujo EM Curiosidades 05/07/18 às 14h06

capa do post Cientistas finalmente encontraram uma maneira de deixar objetos invisíveis em todos os ângulos

Um grupo de investigadores do Instituto Nacional de Pesquisas Científicas de Montreal conseguiu tornar um objeto invisível através de uma nova técnica. Trata-se do manto de invisibilidade espectral. O dispositivo recebeu o apelido de spectral cloaking.

O objeto se torna invisível pois o dispositivo consegue manipular a cor e a frequência de luz que interagem com o mesmo. Quando observamos um determinado item, o que na verdade vemos é a interação das frequências de luz com o objeto. Os nossos olhos são responsáveis por detectar a luz refletida. Por isso, quando o sol brilha num objeto verde por exemplo, esse objeto reflete a frequência da luz verde. A frequência das outras cores apenas passa por ele. O dispositivo criado pelos cientistas tira partido da interação entre as frequências de luz e os objetos.

Atualmente, o utensílio de camuflagem pode apenas ser utilizado por uma direção. O olhar do espectador deve seguir o caminho da luz, olhando para o item por meio do primeiro filtro. José Azaña, autor do estudo, afirmou que o método poderia tornar um objeto invisível em todos os ângulos.

Por enquanto, o dispositivo pode ser útil ajudando a proteger as redes de telecomunicações que fazem o uso da banda larga para transportar dados. As empresas podem tornar certas frequências invisíveis, o que impede a possibilidade de terceiros usarem a luz de banda larga a fim de espioná-los.


Próxima Matéria
avatar Isabela Araujo
Isabela Araujo
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest