icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Cientistas russos descobrem base secreta nazista

POR Jesus Galvão EM Ciência e Tecnologia 30/07/18 às 19h30

capa do post Cientistas russos descobrem base secreta nazista

Localizada na ilha de Alexandra, cerca de 1000 km do Pólo Norte, em local conhecido como Terra de Fraz Josef. É lá que está uma base militar nazista construída em 1942, após a invasão da Rússia pelos homens de Hitler. O lugar foi nomeado como "Schatzgraber", ou "Caçador de tesouros", em tradução livre.

O posto militar seria utilizado estrategicamente pelas tropas de Hitler para estudar e conhecer as condições meteorológicas, planejar e executar ataques. Também tinha a finalidade de servir para defesa de possíveis ameaças e ataques de seu inimigo, a Rússia. A base militar estava abandonada há 72 anos.

A base militar

Cientistas e pesquisadores ligados ao Führer ocuparam o local, onde enviaram diariamente relatórios sobre mudanças e alterações climáticas. Uma equipe russa descobriu o lugar em agosto de 2015 durante uma expedição, em uma das ilhas banhadas pelo Mar de Barents.

No local, mais de 500 utensílios foram encontrados. Dentre eles:  projéteis de bala enferrujados, equipamentos meteorológicos, roupas, itens de higiene pessoal, documentos, entre outros objetos. Devido as baixas temperaturas, muitos dos materiais encontrados estavam intactos.

A base militar e os relatórios emitidos pelos pesquisadores e cientistas que ali trabalhavam, iriam ajudar as tropas nazistas a invadirem a União Soviética. As estratégicas informações ali coletadas serviriam para o posicionamento de tropas, submarinos e navios da frota de Hitler.

Em 1944, a base foi abandonada depois que os cientistas e pesquisadores que lá trabalhavam foram contaminados pelo consumo de carne de urso estragada. Os sobreviventes então foram resgatados por navios das tropas alemãs.

Então pessoal, o que acharam da matéria? Deixem nos comentários a sua opinião e não esqueçam de compartilhar com os amigos.


Próxima Matéria
avatar Jesus Galvão
Jesus Galvão
Goiano, Canceriano e Publicitário.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest