icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Cobrir o vaso com papel higiênico aparentemente não funciona, muito pelo contrário

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      19/07/18 às 18h04
capa do post Cobrir o vaso com papel higiênico aparentemente não funciona, muito pelo contrário

Já fizemos uma matéria com as 14 coisas que todo mundo faz no banheiro mas não deveria, e hoje viemos dar um alerta para os nossos leitores. Quando você vai em um banheiro público ou mesmo em um banheiro que não seja na sua casa, você também tem o costume de cobrir o assento do vaso com papel higiênico? A maioria das pessoas fazem isso, principalmente em casos envolvendo banheiros públicos.

De certo modo essa prática faz até sentido, até porque, evitamos de fazer contato direto com o assento que foi usado por muitas pessoas desconhecidas. Mas na teoria forrar o assento não é tão higiênico assim, ao menos segundo alguns especialistas. A gente conta porque você não deve forrar o vaso quando for usá-lo.

Por que não devemos cobrir o vaso com papel higiênico?

Só para vocês terem uma noção, um estudo feito em 1991 entrevistou 528 mulheres de uma clínica de ginecologia e obstetrícia. Os pesquisadores descobriram que 85% das mulheres entrevistadas urinam agachadas ou sobre o assento. Já cerca de 12% forram o assento com papel antes de se sentar e 2% disseram se sentar encostando realmente no vaso.

Segundo Jason Tetro, autor do livro "The Germ Code: How to Stop Worrying and Love the Microbes" (O código dos germes: Como parar de se preocupar e passar a amar os micróbios, em tradução livre) e microbiólogo, cobrir o vaso é um erro. Ele diz que 'a menos que você lamba o assento, não há risco de pegar uma infecção'.

Existem milhares de bactérias no vaso, isso é um fato. Porém o problema é a ausência de uma porta de entrada no seu corpo para tais bactérias. Como o papel higiênico é projetado para absorver, isso também envolve a absorção de todos os germes e bactérias perigosas. Querendo nós ou não, o papel higiênico entra em contato com as bactérias.

Por outro lado, os assentos da maioria dos banheiros públicos costuma ser de um material que impede a proliferação de bactérias e outros microorganismos.

Sendo assim, caros leitores, a coisa é bem ao contrário do que a maioria das pessoas pensam. Enquanto a gente acha que o papel higiênico está nos protegendo, na verdade ele está convidando mais germes a entrarem em contato com o nosso corpo.

Mas e você, também sempre recorre a esse recurso? Não esqueça de comentar aqui embaixo!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest