• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Coisas deixadas por astronautas na Lua

POR Estagiário    EM História      11/10/14 às 03h25

Ir ao espaço deve ser uma experiência magistral, e por isso todo tipo de desejo tem que ser realizado quando nasce a oportunidade. Seja por pedidos de outras pessoas ou por vontade própria, os astronautas americanos que pisaram em território lunar levaram vários objetos que até hoje repousam em nosso satélite natural, vestígios da humanidade e também um pouquinho de poluição deixada pra trás, comportamento característico humano. Para conferir algumas das coisas mais estranhas levadas para o espaço, selecionamos uma lista com 5 dos objetos de escolha dos exploradores do espaço:

Hóstias e vinho

Quando Buzz Aldrin foi à Lua, perguntou para seu padre o que poderia fazer para celebrar a religião presbiteriana, da qual era adepto, em território espacial. Depois de pedir um minuto de silêncio a "qualquer pessoa ou ser que esteja ouvindo" o seu rádio, cortou a comunicação com a Terra e serviu-se num pequeno cálice recebido pela igreja. Então leu uma passagem bíblica de João, que não foi ao ar oficialmente, mas aconteceu.

024

Lava de Oregon

Para treinar em ambientes semelhantes ao solo lunar, os astronautas eram mandados para diversos locais da Terra. Um deles era o Oregon, em uma cidade chamada Bend. Em 1966, o cadete James Irwin treinava para sua viagem espacial, ficando como hóspede na casa de Floyd Watson, o inspetor de construções da cidade. O pedido do anfitrião era que um pequeno pedaço de lava, retirado de um lago chamado "Lago do Diabo", próximo à cidade, fosse deixado no local como homenagem ao local. O astronauta cumpriu o pedido e mandou a foto abaixo, "Para Floyd Watson, lava de Oregon na Lua! Cordialmente, Jim Irwin".

036

A família de Duke

Já o astronauta da Apollo 16, Charles Duke, levou uma foto de sua família: a esposa Dorothy e seus filhos Charles e Thomas. Atrás da foto, a mensagem: "Família do astronauta da Terra, Duke. Abril de 1972". Provavelmente não durou muito, pois, com a exposição solar intensa que a Lua recebe, o material que capta a luz o papel fotográfico seria rapidamente queimado. O que vale é a intenção.

094

A moeda da paz

Com aproximadamente o tamanho de uma moeda de 50 centavos, essa minúscula mensagem de paz foi assinada em várias línguas - mas para ler, é preciso de um microscópio. A pequena rodela de silicone, entretanto, foi um sinal muito importante para nós, terráqueos: em plena guerra fria, fez com 73 países se unissem por um instante para celebrar a paz diante da ideia da vida alienígena.

103

Uma pena de falcão

Para provar a teoria de Galileu acerca da resistência do ar, o que era então impossível na Terra, o astronauta David Scott, da Apollo 15, levou para a missão uma pena de falcão e um martelo. No espaço, onde a resistência do ar é praticamente nula, dois objetos de massa diferente caíram ao mesmo tempo, provando que, mesmo há séculos atrás, o matemático que gostava de gritar "Eureka!" já estava certo.

Próxima Matéria
Estagiário
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+