icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Coisas insanas que você não sabe sobre os anos bissextos

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      03/03/20 às 17h02
capa do post Coisas insanas que você não sabe sobre os anos bissextos

O nosso planeta precisa de 365.2422 dias para dar uma volta em torno do Sol. No entanto, sob o atual calendário ocidental, que foi introduzido no final do século XVI, foi estabelecido que o ano teria 365 dias. Sendo assim, a parte restante, sendo cinco horas, 48 minutos e 46 segundos por ano, se soma a um dia adicional. Esse dia faz parte do ano a cada quatro anos. Essa foi uma maneira de manter os nossos relógios sintonizados com a Terra e suas estações. O dia "extra" é adicionado ao mês de fevereiro e esse é o motivo pelo qual 2020 tem o dia 29 desse mês. Esses são anos bissextos.

Existem alguns fatos um tanto bizarros que você não sabe sobre isso. No entanto, como sempre pensamos em vocês, caros leitores, resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou e listou algumas coisas insanas que você não sabe sobre os anos bissextos. Compartilhe com seus amigos desde já e, sem mais delongas, confira conosco e surpreenda-se.

Coisas insanas sobre os anos bissextos

1 - Culpa do Imperador

No governo de Júlio César, no século I a.C, os astrônomos foram chamados para melhorar o antigo calendário romano. Esse tinha 355 dias, com um mês adicional de 22 dias a cada dois anos. Pensa-se que esse calendário estivesse totalmente fora de sincronia. Sendo assim, o ano de 365 dias foi criado, com um dia adicional a cada certo número de anos. Sendo assim, poderiam incorporar as horas adicionais acumuladas. Assim nasceu o ano bissexto. Diz-se que Augusto, quando se tornou o primeiro imperador do recém-estabelecido Império Romano, queria um mês extra nomeado em sua homenagem.

2 - Oportunidade para as mulheres

Os anos bissextos são associados a vários tipos de rituais e crenças. Alguns estão relacionados ao casamento. Na Grécia, por exemplo, alguns casais não se casam em anos bissextos, pois acreditam que isso traria má sorte no futuro. No entanto, no Reino Unido, esses anos são conhecidos sobretudo como aqueles que as mulheres podem pedir os homens em casamento. Esse costume se tornou popular no século XIX, quando as mulheres eram incentivadas a fazer propostas em cartões postais. Uma lenda diz que o santo irlandês St. Patrick emitiu um decreto dando direito às mulheres a fazer o pedido a cada quatro anos.

3 - Revolução pendente

Se você recebe um salário fixo mensal, os anos bissextos não são bons como você pensa. Isso significa que neles, você precisará trabalhar um dia extra, sem um pagamento adicional, pois o salário continua o mesmo. As coisas vão um pouco além quando analisamos o impacto econômico desses anos. Diversos especialistas em estatística em todo o mundo usam números apertados para medir variáveis econômicas. O PIB é um exemplo. Isso é feito para que os fevereiros possam ser comparáveis.

Fevereiro é considerado como tendo 28 dias mais um quarto de dia por ano, seja ele bissexto ou não. Com isso, um professor de ensino médio em Maryland, Estados Unidos, lançou em 2008 a "Revolução para não trabalhar no dia bissexto". Essa campanha, no entanto, não se materializou para ganhar um dia extra de férias em nenhuma parte do mundo.

4 - Outras revolução

Houve algumas outras "revoluções" mais modestas e menores. Essas foram lideradas por pessoas que defendem o carpe diem (aproveite o momento). Elas querem que as pessoas se voluntariem e ajudem outras no dia extra dos anos bissextos. "Doe seu dia bissexto à caridade", diz uma das campanhas. Há sim algumas pessoas que doam, participam ou levantam fundos para várias causas nesses dias.

5 - Festa de aniversário grátis no Texas

Pessoas, que nascem no dia 29 de fevereiro, só podem comemorar um "aniversário apropriado" a cada quatro anos. Sendo assim, muitos comemoram no dia 28 de fevereiro, embora não seja a mesma coisa. Uma coisa boa é que todos, que nascem nessa data, podem fazer uma festa na cidade de Anthony, no Texas. O lugar é auto-proclamado capital mundial do ano bissexto. Por lá, se realiza um festival de quatro dias, durante os anos bissextos, que inclui um grande jantar de aniversário, para quem nasceu no dia 29 de fevereiro.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   BBC  
Imagens Tribuna PR G1
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest