• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Com apenas 9 anos, garota ensina vendedor de picolé a ler e escrever

POR Bruno Destéfano    EM Compartilhando coisa boa      18/04/19 às 14h40

Se você ainda não está convencido de que o mundo pode ser um lugar melhor, talvez essa história o convença. Há mais ou menos 44 anos, Francisco Santana Filho, de 68 anos, vende picolés em frente ao Colégio Diocesano, no estado de Ceará. Ele passou a maior parte do tempo como uma pessoa analfabeta por inúmeras circunstâncias externas ao idoso. Só agora, o "Zezinho" vem ganhando mais intimidade com as letras e a responsável por isso é uma jovem de 9 anos de idade. Bárbara Matos Costa, aluna do Diocesano, ensina o senhor a ler e a escrever após suas aulas. É isso mesmo que você leu: com apenas 9 anos de idade, uma inspiradora garota ensina vendedor de picolé a ler e escrever. E isso já vem acontecendo há 2 anos. 

Segundo dados do IBGE, o Brasil ainda tem cerca de 11,8 milhões de analfabetos. A taxa indica que o Brasil não conseguiu alcançar uma das metas expressas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) em relação à alfabetização da população com 15 anos ou mais. A meta do PNE determinava a redução do analfabetismo a 6,5% até 2015, o que não aconteceu.

No Ceará, 15,2% da população é analfabeta, mais que o dobro da taxa do país (7,2%). O estado também fica abaixo da média do Nordeste, região em que 14,8% da população é analfabeta. Os números são referentes a 2016 e considera apenas pessoas com 15 anos de idade ou mais.

O poder do conhecimento

Nascido e criado em Crato (CE), Zezinho é vendedor de picolé desde os 12 anos. A sensibilidade da pequena Bárbara pode ter fornecido a ele uma chance real de estudar, já que não teve acesso à educação. Aos incríveis 9 anos de idade, garota ensina vendedor de picolé a ler e escrever. "Por conta da repercussão dessa história, estamos montando para ele um material de alfabetização. A professora Risélia também está se dispondo a ensiná-lo. Francisco diz que o tempo dele é corrido por conta dos picolés, mas a Risélia está bem disponível. É só ele querer", diz a coordenadora pedagógica Nágela Maia.

A cena, flagrada pela pela psicopedagoga Risélia Maria, viralizou no Facebook. Sentados no chão, em frente à escola, Bárbara e seu aluno estudam fundamentos básicos da Língua Portuguesa, em completo estado de concentração. Rosélia publicou a foto no Facebook na quinta (13) e desde então tem emocionado milhares de pessoas na rede social.

Gestos que inspiram

"O Zezinho merece um dez!", elogia a garota, que não faz segredo sobre as suas maneiras de "lecionar". "Às vezes, eu escrevo uma palavra com tracinhos para ele cobrir, como 'picolé' e 'amor'. Também coloco as letrinhas para ele juntar", conta a estudante.

Segundo a agência "Miséria", o gesto de solidariedade se espalhou pelo Colégio. Entre os colegas, pais e professores, as felicitações não param de chegar. Nas redes sociais, ex-alunos escrevem mensagens para Zezinho e parabenizam Bárbara.

"A atitude veio dela mesma, do seu coração amoroso. Ninguém mandou ou sugeriu, por isso achamos tão bonito e importante", explica a professora Risélia Maria. "Foi ela como criança que sentiu a necessidade de ajudá-lo. Ela é uma menina valorosa". Para a coordenadora pedagógica Nágela Maia, a atitude de Bárbara é "tudo o que mais queremos ensinar: gentileza, amor e solidariedade".

Resultados

Francisco comemora seu progresso desde que se dedicou aos estudos junto à garota. "Já sei assinar meu nome e juntar algumas letras. Ela me ensina aos pouquinhos e eu vou aprendendo devagar", relata o senhor, que acreditava já "não ter cabeça" para aprender mais nada.

É inimaginável pensar que, com apenas 9 anos, garota ensina vendedor de picolé a ler e escrever. São histórias assim que nos surpreendem de um modo positivo, fazendo-nos acreditar que é na educação que reside a esperança.

E aí, ficou convencido sobre o poder do conhecimento e das crianças em mudar o mundo? Conhece alguma outra história que te inspira? Compartilhe coisa boa com a gente!

Próxima Matéria
Bruno Destéfano
Escritor, fotógrafo e jornalista // Deixe que o conhecimento te revolucione de dentro para fora.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+