icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como adivinhar o que as pessoas estão sentindo (sem elas saberem)

POR Júlia Marreto    EM Entretenimento      16/05/16 às 18h38
capa do post Como adivinhar o que as pessoas estão sentindo (sem elas saberem)

Algum vez você já ouviu falar sobre "microexpressões"? Elas são expressões quase imperceptíveis, para que alguém possa reconhecê-las é preciso ter muitos anos de prática e olhos muito bem treinados. Essas micro-expressões são capazes de revelar quando uma pessoa está mentindo, dizendo a verdade, e muitos outros sentimentos.

Um seriado chamado Lie to me (Minta para mim, em tradução livre) trabalha exatamente com isso. O protagonista, Dr. Cal Lightman, interpretado por Tim Roth, é um especialista em detectar mentiras e, juntamente a sua (enorme) equipe, a faz através de análises visuais. Entre vídeos e entrevistas ao vivo. Ajudando a polícia e quem mais o contratar.

Algumas dessas expressões são tão rápidas e mínimas que precisam ser analisadas através de filmagens. É feito todo um mapeamento do rosto que ajudam na detecção delas. Aqui mostraremos algumas das expressões mais básicas, ligadas aos sentimentos. Confira:

Desgosto, nojo, aversão

Quando alguém sente raiva ou nojo, por exemplo, esses sentimentos são percebidos pelo nariz enrugado e o lábio superior levantado.

Felicidade

Para ter certeza que uma pessoa está sendo sincera quanto à sua felicidade a tática é observar esses detalhes em seu rosto, pés de galinha, bochechas levantas e movimentos que levantam os olhos.

Raiva

Não é muito difícil perceber quando uma pessoa está com raiva mas, às vezes, precisamos esconder nossos sentimentos, os motivos são os mais variados. É bom prestar atenção em alguns detalhes, como sobrancelhas baixas e juntas, um brilho nos olhos, e lábios apertados e estreitos, para não passar apuros depois.

Tristeza

Ninguém gosta de ficar triste e pior, a maioria das pessoas tem vergonha de se mostrar triste. Por isso, quando você notar essas expressões no rosto de alguém talvez seja bom ir lá conversar um pouquinho. As expressões: pápelbras superiores caídas, olhar sem foco e cantos dos lábios levemente para baixo.

Desprezo

Não existe coisa pior no mundo do que quando você está conversando com uma pessoa e ela te olha com desprezo, e um sinal para ter certeza desse sentimento é apenas um dos cantos dos lábios levemente apertado e levantado.

Medo

O medo é expressado das mais diversas maneiras, muitas pessoas gritam e saem correndo, outras já ficam paralisadas, mas o rosto nunca mente, as expressões como: sobrancelhas juntas e levantadas, pálpebras superiores levantadas, pálpebras inferiores contraídas e lábios um pouco esticados na horizontal, são alguns dos indícios que a pessoa está com medo.

Surpresa

Uma microexpressão das mais difíceis, ela dura menos de um segundo, ela é representada pelas sobrancelhas levantadas, olhos arregalados e boca aberta. Por isso, se algum dia for fazer uma festinha surpresa para alguém, não se esqueça de filmar!

Treine o seu reconhecimento de expressões faciais com o vídeo acima.

Então pessoal, gostaram da matéria? Será que vocês conseguem identificar essas expressões nas pessoas? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest