• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como ajudar um amigo com depressão?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      16/08/18 às 19h55

Vocês já tiveram depressão ou têm alguém da família que sofre dessa condição? Para quem não sabe, a depressão é um termo usado para falar sobre como e o que sentimos. Isso não significa que se você estiver triste ou melancólico necessariamente está com depressão. Na verdade, essa condição é fruto de um distúrbio no humor e as consequências podem, por exemplo, incluir o desinteresse em realizar qualquer coisa que possa nos dar prazer.

Outros sintomas podem ser falta de apetite, culpa frequente, perda da concentração e pensamentos que envolvem ideias de suicídio. Esse distúrbio é de natureza neurológica e não pode ser curado apenas com palavras de estímulo, mas sim escutar o que ela tem a dizer e encaminhar a pessoa para um especialista.

Mas além disso, quando um  amigo tem depressão, como podemos ajudá-lo? É isso que nós vamos responder para vocês nessa matéria.

Como ajudar um amigo com depressão

Muita gente nem sabe que tem depressão. Como citamos, palavras de estímulos não curam a doença, mas podem incentivar a buscar ajuda, por exemplo. Os amigos são essenciais nessas horas, tanto para oferecer apoio, acompanhar nas consultas e mostrar que se importa com a pessoa. Para abordar alguém que sofre de depressão, é preciso fazer isso em um momento estratégico, quando ele estiver bem tranquilo. Bom, vamos citar algumas boas dicas caso você precise ajudar uma pessoa com essa doença.

Procure informações sobre o assunto

Mas antes disso, você precisa buscar informações sobre a depressão. Procure saber sobre a doença, isso é essencial para que você saiba ao menos um pouco sobre como lidar com tal situação. Feito isso, as chances de sua ajuda dar certo aumentam muito.

Esteja disponível e tenha muita, muita paciência

Uma pessoa com depressão vai precisar dos amigos, por isso é bom sempre estar por perto e mostrar que ela pode contar com você quando quiser. Essa doença não se cura da noite para o dia, por isso é preciso ter paciência, caso contrário as coisas podem piorar.

Jamais culpe seu amigo ou faça críticas

Como dizem, se não vai ajudar, também não atrapalhe. Meus amigos, frases como "pare de agir como maluco" ou "você é muito pessimista" não vão ajudar de nenhuma forma. Essa doença não surge do nada, na verdade já foi comprovado que tem causas genéticas. Então, diga coisas otimistas, como "não é culpa sua", "você não está sozinho" ou "estou aqui com você para o que der e vier".

Chame a pessoa para fazer exercícios físicos

Uma boa dica é chamar a pessoa para praticar algum exercício físico. Seja dançar, nadar, correr ou jogar futebol. Os exercícios são antidepressivos naturais que podem ajudar pelo fato de liberarem neurotransmissores que ajudam a relaxar o sistema nervoso e, consequentemente, trazem o bem estar. Ah, não esqueça de cuidar da alimentação da pessoa, quem tem depressão costuma ter falta de apetite.

Fique de olhos bem abertos

Observe, analise cada comportamento, principalmente se for algo envolvendo suicídio. Conversas envolvendo mortes ou isolamento social são grandes alertas. Se você perceber isso, busque ajuda de especialistas e esteja presente o máximo que conseguir.

Bom, nem sempre é fácil ajudar uma pessoa com depressão, mas seguindo essas dicas é possível sim ajudar uma pessoa com tal doença. Lembrando mais uma vez que o mais indicado, além dessas dicas, é incentivar o amigo a procurar ajuda com um especialista, pois só assim ele poderá ser curado.

Mas e você, já passou por uma situação assim? Se sim, como foi a sua experiência? Compartilhe sua história aqui nos comentários.

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+