icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Como as ostras fabricam as pérolas?

POR Júlia Marreto    EM Mundo Animal      12/05/16 às 17h51
capa do post Como as ostras fabricam as pérolas?

Bolinhas lindas, brilhantes, caríssimas! Essas são as pérolas, e por acaso você sabe porque elas são tão caras? Não?! Bem, seu valor está atrelado necessariamente à sua raridade. As pérolas são produzidas pelas ostras, como existem variados tipos de ostra logo, existem variados tipos de pérolas.

E a questão é, como as ostras produzem as pérolas? Primeiro, as ostras, elas são animais da família Mollusca, de classe Bivalvia, isso quer dizer que suas conchas são dividias em duas valvas, a serem unidas por um ligamento. As pérolas são unicamente "fabricadas" pelas ostras, mas nem todas as espécies são capazes de produzi-las, as que sim, são chamadas perlíferas, fazendo parte da família Pteriidae, se de água salgada e Unionidae, se de água doce.

O que pouca gente sabe é que a produção de uma pérola, nada mais é do que um mecanismo de defesa da ostra quando há o ingresso de corpos indesejados em seu interior, como por exemplo, parasitas, pedaços de corais ou rochas, grãos de areia, etc. Dessa forma, quando o corpo indesejado está entre a concha e o manto este o envolve em camadas de células epidérmicas, produzindo assim camadas de nácar, que é o que origina a pérola. Todo esse processo dura em torno de três anos, e a pérola só pode ser retirada com aproximadamente 12milímetros de diâmetro.

Atualmente, pessoas vivem do cultivo de ostras para a fabricação de pérolas. O processo baseia-se em inserir na ostra pequenos pedaços de "corpos indesejados", como por exemplo pedaços plásticos ou moluscos para incentivar a produção da pérola.

Devido ao tipo de detrito que se aloja na ostra, ou suas proteínas e até mesmo as cores internas da concha do animal, suas pérolas irão variar de cor, as mais conhecidas são azul, rosa e vermelha. A mais rara de todas é a Pérola Negra, que só é encontrada nas Ilhas Cook, no Thaiti. As pérolas mais utilizadas são as em formatos esféricas, algumas como gotas e cones também podem ser utilizadas em joias. Aquelas que são irregulares não possuem valor comercial.

O vídeo acima explica um pouco mais sobre a história, comércio e o processo de fabricação de pérolas.

E aí pessoal, gostaram da matéria? Sugestões, dúvidas e correções? Não se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest