• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como as pessoas com diferentes tipos de daltonismo enxergam o mundo?

POR Karen Batista    EM Curiosidades      03/11/16 às 16h08

Que daltonismo existe isso você já sabe. Mas será mesmo que você entende bem sobre esse tipo de distúrbio visual?

Bem, a primeira coisa então que você precisa saber, é que o daltonismo altera o modo em que a sua vítima enxerga o mundo, uma vez que altera diretamente as cores e os tons que as coisas possuem. Outra peculiaridade dessa doença, é que ela é hereditária, e ao menos que você sofra algum dano em seus olhos, que atinja diretamente a parte responsável pela visão das cores, você jamais se tornará daltônico do dia para o outro.

Além disso essa doença atinge muito mais homens do que mulheres, visto que 8% dos homens do mundo possuem o distúrbio vs apenas 0,5% das mulheres.

Agora vamos para o que importa, uma vez que existem vários tipos de daltonismo, descubra como cada uma dessas pessoas enxergam!

1- Visão normal

01

Como vocês já perceberam, esse é o modo natural da visão. Ou seja, alguém que nasceu sem nenhum tipo de daltonismo ou deformação genética ou físicas nos olhos, enxergará exatamente essa palheta de cores.

2- Deuteranomalia

02

A Deuteranomalia é basicamente a forma mais comum de daltonismo. E para vocês terem uma ideia, uma média de 4,63% dos homens que sofrem desse tipo de daltonismo, nem se quer sabem, que não enxergam as cores como elas realmente são.

Vale também lembrar que existe uma certa diferença entre a "Deuteranomalia" e a "Deuteranopia". Sendo a primeira a baixa sensibilidade principalmente ao verde e a dificuldade de discriminar o vermelho, laranja e amarelo, e a segunda a incapacidade total de distinguir essas mesmas cores.

3- Protanopia

03

Já a Protanopia não é tão popular assim, e atinge apenas 1% dos homens que possuem o daltonismo. Dentro do universo de quem sofre com a Protanopia, basicamente não existe o vermelho ou qualquer outro tom quente e avermelhado. Apenas os tons azuis e amarelados se mantem quase inalterados.

4- Tritanopia

04

A Tritanopia é uma das formas de daltonismo mais raras que existem, e pode afetar tanto homens quanto mulheres.

Quem possui essa distorção visual, enxerga o mundo em basicamente dois tons, o esverdeado e o rosa.

5- Cegueira de cores

05

Talvez você nem se quer soubesse, mas existe um tipo de daltonismo que implica na total insensibilidade a todas as cores. As pessoas que possuem a cegueira de cores, enxergam exatamente assim, como se vivessem dentro do universo da TV sem cores.

Mas para a felicidade geral da nação, esse tipo de transtorno é extremamente raro, atingindo apenas 0,00003% da população mundial.

Agora que nós aqui da Fatos já falamos um pouquinho sobre cada um desses tipos de daltonismo, confira abaixo 5 fotos comparativas, que mostram lado a lado, exatamente como cada uma dessas pessoas enxergam:

1- Um simples semáforo

06

2- A logo da marca Pepsi

07

3- Um singelo arco-íris

08

4- Uma visão do trânsito

09

5- Um auto retrato de Frida Kahlo

10

E então queridos leitores, vocês podiam imaginar que era assim que os daltônicos enxergavam? O que mais te surpreendeu nessa matéria? Deixe a sua opinião pra gente aqui em baixo, no espacinho destinado especialmente a isso!

Próxima Matéria
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+