• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como é feita a lâmpada de lava?

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      14/10/19 às 11h41

Você já ouviu falar da lâmpada de lava? É um item decorativo que chama a atenção por seu design inovador e bolhas psicodélicas. Mas, você sabe como é feita a lâmpada de lava? Bom, a lâmpada de lava, mais conhecida com lava-lamp, foi criada por Edward Craven Walker, em 1963. Em síntese, a lâmpada fez parte da cultura pop dos anos 1960 e 1970, e podia ser encontrada em quartos e dormitórios de adolescentes, ao redor do mundo todo.

Nos Estados Unidos, a lâmpada de lava era considerada um ícone da cultura popular. E mesmo após anos de sua criação, as pessoas ainda compram essas lâmpadas, inclusive, seu fabricante continua sendo o mesmo de quando foi criada, a empresa Mathmos. E, atualmente, a fabricante oferece inúmeras opções de designs, para atender a todos os gostos de seus clientes.

Lâmpada de lava

O inventor da lâmpada de lava foi Edward Craven Walker, que criou o design básico na década de 1950, ao mesmo tempo em que criava um complicado cronômetro, para a preparação de ovos, na Inglaterra. Quando teve a ideia, começou a desenvolver a lâmpada de lava como a conhecemos hoje. Edward Walker morreu em agosto de 2000, com 82 anos.

Edward trabalhou na criação da lâmpada de lava por 10 anos, era chamada de Astro Light. O lançamento no Reino Unido não teve tanto sucesso quanto o lançamento nos Estados Unidos pela Lava Manufacturing Corp. Que fez com que a lâmpada ficasse famosa. Os donos da empresa de Chicago, Adolpho Wertheimer e Hy Spector, conheceram a lâmpada, em uma feira na Alemanha.

Com o sucesso, os empresários registraram a patente nos Estados Unidos, e a partir disso, começaram a produzir suas próprias lâmpadas de lava. Graças ao sucesso nos Estados Unidos, a lâmpada fez sucesso na Europa também.

Edward Walker vendeu os direitos do seu Astro Light para Cressida Granger, dona da empresa Mathmos, que é quem fabrica até hoje. A lâmpada de lava se tornou um item decorativo obrigatória nas casas.

Como funciona?

A lâmpada de lava é um dispositivo bem simples, com princípios científicos básicos e poucos elementos. Com alguns elementos simples, é possível fazer uma lâmpada de lava caseira. Basta uma garrafa de vidro transparente, uma lata de refrigerante de alumínio, óleo vegetal, água, álcool comum e uma lâmpada de 60 W, com soquete e fiação para poder ligar na tomada. Pronto, apenas com esses elementos você pode fazer sua própria lâmpada lava.

Basicamente, para formar o efeito de bolhas na garrafa, é necessário colocar o óleo e o álcool, na mesma proporção. Posteriormente, adicione a água aos poucos, o óleo não pode flutuar. Depois disso, coloque a lâmpada com o soquete e ligue os fios. Com a lata de refrigerante, faça um suporte para a garrafa. Posteriormente, ligue a garrafa e espere até que ela se aqueça.

Em síntese, quando a garrafa se aquece, o óleo começa a formar bolhas e a subir, fazendo movimentos aleatórios dentro da garrafa. Em suma, o que torna a lâmpada interessante é justamente essa dança de bolhas, dentro da garrafa.

Apesar da ideia da lâmpada de lava ser bem simples, é difícil balancear todos os elementos corretamente, para que as bolhas se movam constantemente. Inclusive, nesse segredo a fabricante da lâmpada de lava, guarda a sete chaves.

Próxima Matéria
Via   oarquivo     theguardian  
Imagens youtube
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+