• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como é o clima em outros planetas?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      05/07/19 às 17h41
foto de destaque

A vida no planeta Terra pode ser bem difícil às vezes. As mudanças climáticas, os furacões que destorem ilhas inteiras, as secas, que afetam as regiões mais secas, as altas temperaturas nos desertos. Há também as situações opostas, tão drásticas quanto. [É o caso das inundações, frio extremo e de tantas outras. Isso tudo a gente já sabe, mas você, alguma vez, já se perguntou como é o clima nos outros planetas do nosso sistema solar? Seria possível, para nós, viver em Vênus ou talvez em Marte? Embora o clima na Terra possa ser extremo algumas vezes, isso não é nada comparado ao que acontece em alguns dos nossos planetas vizinhos.

Já adiantamos que a Terra é o único lugar com um clima viável e que podemos viver. Alguns planetas apresentam padrões climáticos únicos, onde seria impossível para um ser humano sobreviver. Agora, para entender melhor o que isso significa, vamos fazer um tour pelo nosso sistema solar para ver como é o clima em alguns planetas.

Mercúrio

Como Mercúrio não tem uma atmosfera, não existem nuvens para proteger o planeta da radiação cósmica. Ou seja, conforme os raios cósmicos atingem a sua superfície, vai se criando uma exosfera feita de partículas ionizadas e de poeira. Os ventos solares interagem com o campo magnético e formam tornados de plasma, com ventos solares extremamente quentes. Definitivamente, não é um lugar para humanos viverem.

Marte

Assim como a Terra, o planeta vermelho também tem estações. No verão mesmo, as temperaturas diurnas podem chegar até 26°C, o que não é tão ruim. Porém, Marte tem uma atmosfera extremamente fina, cerca de 100 vezes menos espessa do que a da Terra. Com essa atmosfera, não é possível manter o calor. Durante a noite, as temperaturas podem chegar até a -128°C. Isso é muito mais frio do que os dias mais frios já vistos no nosso planeta.

Vênus

Mesmo orbitando um ao lado do outro, Vênus tem condições atmosféricas completamente opostas se comparadas à Marte. Vênus tem uma atmosfera extremamente espessa, composta de dióxido de carbono e nuvens de ácido sulfúrico. Enquanto aqui os níveis de carbono estão contribuindo para o aumento da temperatura global, em Vênus, isso é muito mais extremo. Com uma atmosfera tão espessa, o calor do sol não consegue escapar, o que faz com que as temperaturas na superfície cheguem até aos 426° C.

Júpiter

Se na Terra já vimos furacões devastadores, isso não é nada comparado ao que acontece em Júpiter. Para se ter uma noção, as tempestades furiosas do olho vermelho de Júpiter formam furacões rodopiantes. Eventos do tamanho de duas Terras, com ventos que chegam até a 400 milhas por hora. E não é algo passageiro, que dure alguns dias. A última tempestade já tem durado mais de 150 anos, e pode ser vista como uma mancha gigante na superfície do planeta.

Saturno

Saturno é conhecido por seus enormes anéis e várias luas. Assim como Júpiter, é também um grande planeta gasoso, formado com hidrogênio e hélio. A sua atmosfera é nebulosa, repleta de cristais de amônio na atmosfera e que assim, o fazem parecer bronzeado. No polo norte de Saturno, há um sistema de ventos nunca visto em nenhum outro lugar. Lá, os ventos sopram até a 600 milhas por hora no sentido anti-horário.

Como se viu aqui, nenhum desses planetas poderia receber os seres humanos. A Terra, como nossa única opção viável, deve ser preservada. Caso contrário, até o momento, não teremos para onde fugir.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+