• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como é o Espiritismo?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      11/10/18 às 18h09

Espiritismo, doutrina espírita, kardecismo ou espiritismo kardecista é uma doutrina religiosa e filosófica mediúnica. Ela se tornou uma doutrina através de um pedagogo francês. O espiritismo tem se expandido e o Brasil tem a maior quantidade de adeptos no mundo.

Variadas são as religiões existentes no mundo assim como existem variados tipos de pessoas que seguem cada uma delas. Essa série de matérias criadas por nós querem mostrar as características de cada uma para aqueles quem não as conhecem ou têm vontade de saber um pouco mais.

Lembrando, caros leitores, que o nosso conteúdo é mais genérico, sem se aprofundar muito no tema para não causar polêmicas. O objetivo dessa série de matérias é combater o preconceito contra as religiões e disseminar informações sobre as mesmas.

Origem

A Europa foi agitada no século XIX com o fenômeno das mesas giratórias. Elas aconteciam depois dos saraus e eram um assunto que atiçava a curiosidade de todos pelo fato de se moverem, se erguerem no ar e conseguirem responder questões através de tiptologia, com batidas no chão. Hippolyte Leon Denizard Rivail era um pesquisador, discípulo de Johann Pestalozzi e ficou intrigado com o fenômeno das mesas.

Mas o pedagogo francês, fluente em vários idiomas, autor de livros didáticos e que seguia um rigoroso método de investigação científica, não aceitou o fenômeno das mesas logo de cara. Ele os observou e os estudou observando que o que movia as mesas eram forças inteligentes, e quando foi investigar de onde ela vinham, ele os identificou como os espíritos dos homens que já tinham morrido.

Ele fez centenas de perguntas aos espíritos, analisou suas respostas e as comparou, codificou e submeteu a uma análise racional e não divulgou ou aceitou nada que não passasse por essa análise. Depois disso, nasceu o Livro dos Espíritos. Rivaili se imortalizou quando ele adotou o pseudônimo de Allan Kardec.

Filosofia

O espiritismo revela novos e mais aprofundados conceitos a respeito de Deus, do universo, dos homens dos espíritos e das leis que regem a vida. Também revela o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da nossa existência e qual a razão da dor e do sofrimento.

Ele abrange várias áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humano, abrindo assim uma nova era para a regeneração da humanidade. O espiritismo pode e deve ser estudado em todos os aspectos fundamentais como filosófico, científico, religioso, ético, moral, educacional e social.

E, observando os fenômenos espirituais, sintetizando as revelações dos espíritos e da moral comparada, Allan Kardec sintetizou os conceitos básicos do Espiritismo. Isso fundamentou uma doutrina bem específica e bem caracterizada pelo que o seu qualificativo espírita se distingue da generalidade do espiritualismo comum. Mas no que se trata de doutrina progressiva, seus conceitos não são dogmatizados e são todos submetidos ao seu próprio desenvolvimento.

A prática espírita é gratuita e realizada com simplicidade dentro do princípio cristão em que Deus deve ser adorado em espírito e verdade. Ele não tem sacerdotes e não adotam ou usam altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou qualquer outro objeto, rituais ou formas de culto exterior.

Ensinamentos fundamentais

"Deus é a inteligência suprema, causa primeira de todas as coisas". É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.

Deus criou o universo e abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.

Existem dois mundos: o corporal, onde habitam os espíritos encarnados que são os homens, e o espiritual que é habitado pelos espíritos desencarnados.

Existem outros mundos no universo habitados por seres de diferentes graus de evolução, iguais, mais ou menos evoluídos que os homens.

As leis da natureza também são leis divinas porque têm Deus como autor e abrangem leis físicas e morais.

O homem é um espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semi-material que une o espírito ao corpo material.

O mundo dos espíritos preexiste e sobrevive a tudo e eles são os seres inteligentes da criação.

Os espíritos são criados simples e ignorantes, e vão evoluindo em todos os aspectos até a perfeição onde gozam de uma felicidade inalterável.

A individualidade dos espíritos é preservada antes, durante e depois de cada encarnação.

A reencarnação é feita quantas vezes forem necessárias para que o espírito se aprimore.

A evolução dos espíritos é constante. Ela pode se estacionar, mas nunca regredir. E a evolução acontece na velocidade em que os esforços são feitos para chegar à perfeição.

Os espíritos têm ordens que são determinadas pelo grau de perfeição que atingem. Espíritos puros são os que atingiram a perfeição máxima, os espíritos bons são aqueles em que o desejo do bem é predominante e espíritos imperfeitos são caracterizados pela ignorância e desejo do mal.

Sempre existiu uma relação entre espíritos e homens. Aqueles que são bons atraem as pessoas para o bem, ajudam nas provas da vida e nos ajudam suportar com coragem e resignação. Já os que são imperfeitos, nos levam aos erros.

Jesus é o guia e modelo para toda a humanidade. E a doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.

O roteiro para a evolução segura dos homens é a moral do Cristo que tem no Evangelho. A sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser alcançado pela humanidade.

Todos têm o livre arbítrio mas irão responder pelas consequências de suas ações.

A vida que os homens terão depois de mortos pode ser de penas ou gozos, isso dependerá de quanto eles respeitaram a Lei de Deus.

A prece é uma ação de adoração a Deus que vem de um sentimento inato ao homem como é inata a existência de Deus.

A prece faz o homem melhor e dá a ele mais confiança, cercando de espíritos bons que irão assisti-lo.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+