icone menu


Como é o sonho de pessoas cegas?

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      28/08/17 às 21h22
capa do post Como é o sonho de pessoas cegas?

Sonhar é uma das experiências mais estranhas que temos na vida, às vezes diariamente. Os sonhos podem representar reflexos de pensamentos recorrentes, estados de espírito, tensão ou várias outras coisas.

Aqui, nós já mostramos 7 sonhos sexuais mais comuns e seus significados, 8 pesadelos que você já teve e seus significados e o que sonhos comuns podem dizer sobre você. Mas além disso, existe algo importante a ser pensado sobre os sonhos.

A maioria dos sonhos é primordialmente visual, mas de acordo com um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Copenhague e do Hospital Glostrup, na Dinamarca, a experiência é diferente para deficientes visuais. Os sonhos dos cegos carregam um leque bem mais amplo de sinais sensoriais, incluindo sons e sabores.

Mas então, como os cegos sonham? Eles podem ver alguma coisa durante os sonhos? Vamos tentar entender isso por meio de alguns estudos científicos.

Os cegos podem ver nos sonhos?

Em 1999, pesquisadores de sonhos na Universidade Hartford analisaram 372 sonhos de 15 pessoas cegas. Eles descobriram que tanto os que nasceram cegos como os que perderam a visão antes dos cinco anos não tinham nenhum tipo de sonho visual.

"Isso aconteceu porque nossos sonhos são feitos de experiências do mundo real e nossos pensamentos, desejos e ansiedades mais profundos. Então, para alguém que nunca percebeu imagens ou luz (ou não se lembra disso), os sonhos simplesmente não podem se manifestar visualmente", explicam os pesquisadores.

Pessoas que ficam cegas depois dos sete anos de idade relatam sonhos visuais assim como das pessoas com visão normal. Isso sugere que quanto mais tempo você vive o mundo por meio da visão, mais você pode sustentar sonhos visuais. Alguém que fica cego durante a vida adulta poderá experienciar sonhos vívidos por muitos anos depois de perder a visão.

Entre as pessoas que ficaram cegas de cinco a sete anos, os resultados foram variados. Alguns tinham sonhos visuais, mas outras não. Apesar disso, independente do conteúdo dos sonhos, todos os grupos relataram sonhos ricos em imaginação, sugerindo que as imagens não servem como medida de intensidade da experiência.

Compensação sensorial

Se eles não enxergam, como eles sonham? Para uma pessoa que vê normalmente, pode ser difícil imaginar, mas os sonhos são como a representação da vida dos cegos, percebida por meio de sons, toques, cheiros e emoções.

Por conta da falta da visão, o cérebro dos cegos automaticamente cria uma compensação ao colocar mais ênfase na atuação dos outros sentidos. Assim, eles podem conseguir desenvolver uma percepção detalhada do mundo que é capaz de ser reproduzida nos sonhos e criar um mundo completo, mesmo sem imagens.

Em um estudo de sonhos, 60% de cegos relataram sonhar com transporte (em comparação com apenas 28% de pessoas que enxergavam). A diferença entre as incidências faz sentido por conta da ansiedade e do perigo que o fato pode representar para os deficientes visuais.

O mistério da falta de REM

Pesquisas ligadas ao sono de pessoas cegas também mostram que quem nunca apresenta sonhos visuais tem pouco ou nenhum indício de movimento rápido dos olhos, ou R.E.M. (do inglês, rapid eye movement), quando acontecem os sonhos mais vívidos. Apesar disso, eles ainda apresentam os sonhos vívidos e repletos de estímulos sensoriais.

Esses sinais apresentam uma interessante função do REM: nossos olhos se movem com tanta força porque estão analisando um mundo visual. Como o sentido está ausente nos sonhos dos cegos, não existe necessidade da reação dos olhos.

O que achou da revelação? Para quem enxerga, pode ser difícil imaginar a percepção do mundo sem os olhos, mas a compensação de sentidos apresenta uma análise única do mundo para os deficientes. Comente com a gente o que achou da explicação e compartilhe a informação em suas redes sociais!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+