• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como é o sonho dos animais?

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      18/11/19 às 10h36

Na maioria das vezes, sonhar é tão bom, não é mesmo? Mas, alguma vez você já se perguntou, se a capacidade de sonhar é única dos seres humanos? E se os outros animais do planeta também podem sonhar enquanto dormem? E se sim, como é o sonho dos animais? Em sua obra "Do sonho e da vigília", Aristóteles já tinha essa resposta. "Está claro que quase todos os animais participam dos sonhos, sejam eles aquáticos, aéreos ou terrestres", afirma ele, em trecho do livro.

É claro que o filósofo fez essa afirmação há muito tempo atrás, quando os métodos de investigação científica ainda não eram tão eficazes. Mas mesmo, assim, sua suposição não estava tão longe da verdade. Mas afinal, como saber se os animais sonham? Observá-los durante o sono, é um bom começo. É claro que não podemos simplesmente perguntar, aos animais, se eles sonham e como são os seus sonhos, mas podemos observar evidências de que o fazem.

Para responder essa pergunta, os cientistas encontraram duas formas de fazer isso. A primeira é observar os bichos durante todas as fases do ciclo do sono. E a outra, é analisar o funcionamento do cérebro desses animais durante o sono. Para identificar se eles se comportam da mesma forma que o cérebro humano, enquanto sonha.

O sonho dos animais

O interesse, por esse assunto, surgiu há muito tempo, ainda na Antiguidade. Aristóteles foi um dos primeiros a estudar os sonhos dos animais. Em uma outra obra, a História dos Animais, o filósofo também aborda o tempo. "Parece ainda que não são os homens os únicos que sonham, mas que o fazem também os cavalos, os cães, os bois, ou mesmo os carneiros, as cabras e todas as espécies de quadrúpedes vivíparos. Os latidos dos cães durante o sono são a prova disso".

Embora não existam evidências científicas, que provem que os animais sonham, acredita-se que assim como nós, os demais mamíferos também têm fases do sono muito similares.

"Tudo indica que os mamíferos sonham porque eles possuem a fase REM, (movimento rápido dos olhos), a fase mais profunda do sono e na qual os sonhos acontecem", explica Marcos Fernandes, veterinário homeopata e psicanalista. "É nesta fase, que ocorrem os movimentos involuntários, como pedalar, latir, rosnar, que pode indicar os pesadelos".

Hoje em dia, novas pesquisas sugerem que sim, os animais são capazes de ter sonhos tão complexos, quanto os dos humanos. Eles conseguem rever situações e atividades do dia a dia, como farejar, caçar e até mesmo correr. E os mamíferos não são os únicos, aparentemente os pássaros também podem sonhar.

"Tudo indica que eles também têm fase REM", afirma Fernandes, que aponta como é comum ver pássaros dormindo em gaiolas enquanto estão piando, vocalizando e se mexendo.

Atividade cerebral

Os movimentos durante o sono, não são a única evidência que sugere que os animais também sonham. Novas pesquisas observaram atividades elétricas e químicas das células cerebrais dos animais enquanto dormem.

Em 2007, os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts Kenway Louise e Matthew Wilson registraram a atividade neural em uma parte específica do cérebro de um rato chamada hipocampo. Essa estrutura está diretamente ligada com a formação e codificação de memórias.

No primeiro momento, os pesquisadores registraram a atividade das células cerebrais enquanto os ratos corriam em labirintos. Depois, eles analisaram a atividade dos mesmos neurônios, enquanto os animais dormiam.

Por fim, eles identificaram padrões muito semelhantes de ativação durante a corrida e durante a fase REM do sono. Ou seja, era como se os ratos estivessem correndo pelo labirinto em suas mentes enquanto dormiam. Os resultados foram tão claros, que os cientistas podiam até calcular a localização exata dos ratos no labirinto, durante o sonho.

Enfim, aparentemente os animais também sonham como nós. E você, já sabia disso? O que achou dessa descoberta? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   BBC     Melhores Amigos  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+