icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como é viver com narcolepsia? Jovem conta tudo e mostra como é sua luta diária

POR Diogo Quiareli EM Curiosidades 23/04/20 às 19h35

capa do post Como é viver com narcolepsia? Jovem conta tudo e mostra como é sua luta diária

Muitas pessoas enfrentam grandes dificuldades para viver. Olhando ao redor, podemos perceber isso com muita facilidade. Muito problemas vão além do financeiro ou da falta de amor. São então coisas que nos impedem de fazer coisas, seja de uma forma psicológica, física ou os dois. Você sabe o que é narcolepsia? Essa é uma condição que priva muitas pessoas. A narcolepsia é uma perturbação neurológica crônica. Essa se caracteriza pela diminuição da capacidade de regulação do ritmo de sono e de despertar. Pessoas que sofrem disso, enfrentam uma sonolência excessiva durante o dia e essa pode ocorrer a qualquer hora.

Dura alguns segundos, que podem se estender por minutos. Esse sentimento vai muito além do que o sono que sentimos ao anoitecer. Você consegue imaginar como é não ter o mínimo controle disso? Imagine então, se você adormecesse no meio de uma prova ou em um jantar importante ou simplesmente quando estivesse conversando com uma pessoa. Essa é a realidade vivida por um jovem peruano chamado Adrián Parra Morote, de 19 anos. Ele contou como é sua rotina e como, mesmo com o distúrbio, nunca desistiu de lutar por seu objetivos.

O início da luta contra a narcolepsia

Tudo começou quando o garoto tinha apenas 12 anos. Na época, ele começou a ter pequenos problemas no dia-a-dia. Adrián começou a adormecer no meio das aulas e seus professores achavam que ele não se interessava pelos estudos. Diante da situação, seus pais decidiram levá-lo a um médico e, depois de passar por alguns exames, descobriram que a criança tinha um tumor na hipófise. No começo, acreditavam que esse poderia ser o motivo do sono incontrolável. No entanto, um neurologista descartou qualquer relação entre o sono e o tumor. Após um tempo, os médicos descobriram que ele sofria, na verdade, de narcolepsia.

Os pais de Adrián não lideram muito bem com a notícia no começo. Eles não sabiam nada sobre essa doença e não tinham ideia de como agir. Com isso, a luta começou e então passaram a procurar mais informações para saber como lidar com o problema. "Não foi fácil, mas estou convencida de que o amor pode tudo. Ele é meu filho mais velho e veio para mudar minha vida. É uma das minhas três razões para acordar todos os dias e seguir em frente. Meus filhos são o meu mundo e tudo isso fez com que ficássemos mais unidos, porque os pequemos me auxiliam com Ádrían quando precisamos acordá-lo. Tentamos ver o lado positivo, porqe tudo acontece por algum motivo", disse sua mãe, Tessy.

A luta constante

Apesar de sua situação, Adrián não abandonou seus objetivos. Hoje, o jovem estuda marketing, gosta de assistir a séries, de escrever e de ler. Um dos sonhos do jovem é deixar sua marca no mundo por meio da escrita. "Penso assim: eu adormeço e daí? Eu ando, respiro, sei ler, escrever, tenho educação, tenho amigos... sou como todo mundo, só tenho uma vida diferente, só preciso me levantar quando cair", disse. O jovem busca ter uma rotina como qualquer outra pessoa, mas diz que enfrenta desafios.

Para se manter acordado durante as aulas, precisa tomar medicamentos. Ao sair, usa alguns aplicativos em seu celular para evitar incidentes e chegar bem ao destino. A música também ajuda com que ele se mantenha desperto. Adrián precisou se adaptar para encontrar a melhor maneira de continuar vivendo. O distúrbio não é muito conhecido, então Adrián precisa da apoio de sua família. Ao longo da vida, encontrou amigos que também entendem a narcolepsia. Apesar de todos os desafios, Adrián diz que vive uma boa vida e aproveita ai máximo.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale sempre lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.


Próxima Matéria
Via   Incrivel Club  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest