• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como eles definem as datas do Carnaval todos os anos?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      11/02/20 às 12h55

Oficialmente, o ano novo começa no dia primeiro de janeiro, certo? Sim, mas, para muitos brasileiros, o ano só começa mesmo depois do carnaval, a maior festa do país. A festa é um tradição que movimenta o país inteiro. E você já deve ter se perguntado, porque a cada ano o carnaval acontece em datas diferentes. E a explicação para isso está ligada diretamente pela Igreja Católica.

Como todo mundo sabe, a doutrina católica combate veemente os excessos, cometidos pelos foliões durante a festa popular, que é o carnaval. E embora o carnaval seja uma folia pagã, que não tem ligação alguma com a religião, o seu calendário é definido por um sistema de cálculo, criado pela própria igreja.

Então, por esse sistema, a igreja, primeiro define uma das suas datas mais sagradas, que no caso é o domingo de Páscoa. A data comemora a ressurreição de Jesus Cristo. Depois que a data é definida, chega-se ao domingo de carnaval. Isso a partir de um cálculo bem simples: contam-se retroativamente sete domingos.

A data

                                                                                                                                 

Por esse motivo, é que tanto a Páscoa quanto o carnaval possuem datas móveis, diferentemente de outros feriados populares no país. Como por exemplo, 21 de abril, que a morte de Tiradentes, o 7 de setembro, a independência do país. Ou o 2 de novembro, que é dia de finados, ou ainda o 15 de novembro, em que se comemora a Proclamação da República. Por questões óbvias, todos esses feriados são fixos.

Sobre a folia, embora seja uma festa tradicional, a terça-feira de carnaval não é um feriado reconhecido por lei. Ou seja, é apenas uma festa a qual o país inteiro costuma parar parcialmente suas atividades.

Sobre as datas a cada ano, tudo depende primeiramente do equinócio de primavera. Ou seja, a Páscoa deve cair no primeiro domingo após a lua cheia, que se seguir ao equinócio de primavera no hemisfério norte. Isso porque o equinócio marca o início da primavera, geralmente no dia 21 de março. No hemisfério sul, isso equivale ao primeiro domingo depois da primeira lua cheia de outono.

Então, a partir do momento em que a data da Páscoa é definida, pode-se determinar quando será o carnaval. A data deve acontecer sete domingos antes da Páscoa. Sendo assim, o carnaval pode acontecer até mesmo fora do mês de fevereiro, porque como a Páscoa, depende de quando ocorre o equinócio de primavera.

Carnaval fixo

É assim que acontece desde o século 16, com a invenção do calendário gregoriano, criado pelo papa Gregório. No entanto, a partir da década de 1970, empresários do ramo de hotelaria e turismo, principalmente de cidades como Rio de Janeiro, Salvador e Recife, deram início a um movimento para determinar uma data fixa para a folia de carnaval. Sob a alegação de que a comemoração em datas variadas traziam prejuízos econômicos para o país.

Isso porque, mesmo sabendo da data com antecedência, muitos turistas estrangeiros não conseguem vir ao Brasil por não estarem de férias, durante o período carnavalesco. Segundo o empresário, uma data fixa poderia ajudar tanto os turistas quanto os milhões de brasileiros que comemoram a data a se programar melhor para a festa. Mas, mesmo assim, até hoje, o carnaval continua seguindo a tradição católica.

E você, já sabia disso? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos também.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+