• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como era a Elke Maravilha na juventude? Como ela ficou famosa?

POR Júlia Marreto    EM Entretenimento      19/08/16 às 11h56

Elke Maravilha nasceu como Elke Georgievna Grunnupp, em russo: ???? ????????? ????????. A manequim, modelo, jurada, apresentadora e atriz, veio ao mundo no dia 22 de fevereiro de 1945, na cidade de São Petesburgo (Rússia).

Filha da alemã Liezelotte Von Sonden e do russo George Grunnupp. Elke se mudou para o Brasil aos seis anos de idade, com seus pais e irmãos, fugindo das perseguições políticas stalinistas. Sua primeira parada foi na cidade de Itabira (MG), mesma cidade do poeta Carlos Drummond de Andrade.

Em 1955 mudaram-se para Atibaia (SP), depois para Bragança Paulista (SP). Quando voltaram a Minas Gerais, Elke foi escolhida Glamour Girl, em Belo Horizonte, no ano de 1962. Mesma época em que foi naturalizada brasileira. Com 20 anos se mudou (sozinha) para o Rio de Janeiro, onde começou a trabalhar como secretária bilíngue. Consequência de sua fluência em oito idiomas, aprendidos no âmbito familiar.

História

05

Em seu currículo inclui ter sido a professora mais jovem de francês da Aliança Francesa e de inglês da União Cultural Brasil - Estados Unidos. Algum tempo depois de sua mudança para o Rio de Janeiro, o pai de Elke se efetivou diretor da empresa Liquigás e foi transferido para Porto Alegre (RS). Então, ela voltou a morar com a família e cursou algumas matérias na faculdades de Filosofia, Medicina e Letras na UFRGS, onde se formou tradutora e intérprete em línguas estrangeiras.

Sua carreira como modelo e manequim começou em 1969, quando tinha 24 anos, mesmo período em que se casou com Alexandros Evremidis, um escritor grego. Este foi apenas o primeiro de oito casamentos. Elke conheceu a estilista Zuzu Angel, da qual se tornou amiga.

Elke Apátrida

01

No ano de 1971, período da Ditadura Militar no Brasil, ao rasgar panfletos e cartazes com a fotografia do filho de Zuzu, Stuart Angel Jones, e alegando que ele teria sido morto pela polícia, Elke foi presa por desacato no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Como consequência, ela perdeu a cidadania brasileira e se tornou apátrida. Foi solta seis dias depois, por conta da intervenção de amigos. Alguns anos depois solicitou sua cidadania alemã.

O mundo e filhos

02

Em 2006, um longa chamado Zuzu Angel foi estreado, contando a história da estilista, no qual, Luana Piovani interpreta a atriz Elke. Teve uma vida extremamente conturbada, morou em diversos lugares no mundo, se casou oito vezes, realizou três abortos. Ela nunca quis ser mãe por acreditar que com seu "jeito rebelde" não seria capaz de educar uma criança de forma propriamente digna. Foi usuária de drogas ilícitas e todos os tipos de bebidas alcoólicas.

Morte

03

No dia 16 de agosto de 2016, Elke Maravilha faleceu de madrugada, por volta da 1h, o motivo: falência múltipla de órgãos. A ex-modelo estava internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul no Rio de Janeiro, há um mês, depois de uma cirurgia de tratamento de úlcera.

O velório aconteceu no Teatro Carlos Gomes, na manhã do dia 17 de agosto. Antes de ser internada, Maravilha pediu a seu irmão Frederico para que ela estivesse vestida e maquiada da maneira que costumava fazer, por isso, foi enterrada com um vestido especial, que havia sido feito para o musical Elke Canta e Conta.

A carreira

04

A carreira de Elke conta com várias novelas, seriados, filmes, programas e apresentações teatrais, sendo alguns deles:

Televisão:
1973 - A volta de Beto Rockfeller (Sofia)
1979 - Milagre - O Poder da Fé (Ela mesma)
1986 - Memórias de um Gigolô (Madame Yara)
1988 a 1991 - Cassino do Chacrinha (Jurada)
Show de Calouros (Jurada)
1993 - 1996 - Programa Elke Maravilha (Apresentadora)
1998 - Pecado Capital (Ela mesma, como participação especial)
2004 - Big Brother Brasil 4 (Jurada)
Celebridade (Ela mesma - participação especial)
Da Cor do Pecado (Jurada - participação especial)
2007 - Luz do Sol (Urânia Szakaly)
2009 - Caminho das Índias (Ela mesma - participação especial)
2012 - Morando Sozinho (Dona Violeta)
2013 - As Canalhas (Cacala)
Destino: Rio de Janeiro (Tia Selesniova)
2015 - Fantástico (Ela mesma, no quadro O Grande Plano)

Cinema:
1970 - Salário Mínimo
1971 - O Barão Otelo no Barato dos Bilhões
1972 - Os Machões
Quando o Carnaval Chegar
1973 - O Rei do Baralho
1974 - Gente que Transa
1976 - Xica da Silva
1977 - Tenda dos Milagres
A Força de Xangô
Pastores da Noite
1978 - Elke Maravilha Contra o Homem Atômico
1979 - A Noiva da Cidade
O Milagre
1981 - Pixote, a Lei do Mais Fraco
1987 - No Rio Vale Tudo
Romance
Tanga: Deu no New York Times
1988 - Wiezien Rio
1999 - Xuxa Requebra
2006 - Zuzu Angel
2007 - Elke
Elke no País das Maravilhas
2010 - A Suprema Felicidade
A Maravilha de ser Elke
2011 - Fca Carla
2013 - Mato sem Cachorro
Meu Passado me Condena
2015 - A Lenda do Gato Preto
Super Oldboy
2016 - Carrossel 2: O Sumiço da Maria Joaquina

Homenagem a Elke Maravilha

Então pessoal, gostaram da matéria? Vocês já sabiam tudo isso sobre Elke Maravilha? Encontraram algum erro? Ficaram com alguma dúvida? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+