icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como era namorar na época da sua avó?

POR Isabela Ferreira    EM Entretenimento      12/12/17 às 13h20
capa do post Como era namorar na época da sua avó?

Com certeza, grande parte de nós é jovem o bastante para não saber muito sobre como funcionavam os namoros à moda antiga. No entanto, já teve curiosidade de conversar sobre o tema com alguém mais velho? Se a resposta é sim, certamente percebeu que existem diferenças marcantes entre as coisas que aconteciam antes e como são agora. Namorar é algo sério em todas as ocasiões, mas na época de nossos avós, a seriedade era levada pra outro nível.

Claro, sempre existem as exceções. Mas grande parte deles sofreu com a marcação acirrada dos pais, que sempre estavam ali para vigiar o que acontecia. Mas por outro lado, ainda viveram dias de puro romantismo. Pensando nisso, nós aqui da Fatos Desconhecidos separamos abaixo algumas características que mostram como era namorar na época de seus avós. Será que o seu namoro, mesmo em tempos modernos, ainda tem algo em comum? Dá uma olhada!

1 - Sempre no sofá, na casa da garota

Namorar era coisa muito séria, não apenas para o casal, mas também para os pais. Principalmente para os pais da moça. Era muito comum que o casal ficasse apenas na sala da casa, conversando sobre assuntos aleatórios e mantendo curtos contatos físicos. Beijos? Não, ali isso não acontecia. E ainda tem o fato de que era muito difícil que a moça fosse na casa do namorado, afinal... Não era algo muito "decente".

2 - Detalhe, sempre com a supervisão dos pais dela!

Ahh sim, como se não bastasse namorar no sofá da casa dela, ainda tinha que ser com os pais bem ali, vigiando tudo que acontecia. Não é que eles precisassem estar sempre no mesmo ambiente, mas rolava muito de darem aquelas conferidas de vez em quando. Mas claro, era tudo pensando no futuro daquele relacionamento...

3 - Nada de dormirem juntos antes do casamento

Ahh, mas com certeza essa era uma espécie de lei para praticamente todos os namoros daquela época. Não tinha essa de namorados dormirem juntos. Era algo que ia contra todos os princípios éticos e morais. Claro, atualmente as coisas são bem diferentes e muito mais liberais em grande parte dos casos. No entanto, ainda vale mencionar que muitos pais continuam firmes quanto a isso! Bom, é um assunto que realmente ainda envolve polêmicas entre famílias.

4 - Romantismo

Ahh, aquele também era um período onde o romantismo rolava solto. Para conquistar as moças, era comum que os rapazes dessem flores ou convidassem pra dançar. Todo tipo de cavalheirismo era muito valorizado, desde puxar uma cadeira pra ela sentar, até o ato de abrir a porta do carro, enfim... São hábitos que acabam se perdendo com o tempo e à medida que as coisas vão evoluindo.

5 - Horário pra chegar em casa

"Ah, mas eu também tenho hora pra chegar em casa!", você pensa. Sim, é mais um dos costumes que ainda são frequentes atualmente, mas acredite... Não é tão ruim quanto na época da sua avó. É possível que você ainda possa se atrasar um pouquinho sem sofrer consequências. No entanto, se fosse alguns anos atrás, os pais costumavam ser um pouco mais rígidos quanto a isso. Se o horário estipulado fosse ultrapassado, era normal que o casal tivesse que deixar de se ver durante algum tempo, ou coisa do tipo. Bom, acontecia, mas digamos que atitudes do tipo não costumavam os impedir de se encontrar...

6 - Bilhetes

Alguns anos atrás os casais trocavam bilhetes. Sim, escritos à mão, usando papel e caneta! Parece algo tão atrasado hoje em dia, mas certamente, era uma das coisas mais legais de namorar naqueles tempos. Dava pra sentir a real emoção da pessoa ao ler algo escrito pelas mãos dela. Alguns ainda tinham o costume de borrifar um pouquinho de seu perfume no papel... Vai dizer que não era marcante?

7 - E o mais importante de tudo: não tinham os smartphones!

Talvez este seja o item mais marcante... Até porque, quando o casal saía pra namorar ou ficava na sala de casa, não tinham opção, precisavam manter um diálogo. Quando faltava assunto, precisavam inventar ou simplesmente ficar ali sem nada pra fazer. E como funciona hoje? Bem, se você parar pra observar, não vai ser muito difícil encontrar casais rindo pro celular, conversando com outras pessoas, enquanto estão juntos no mesmo ambiente. Não que isso seja algo tão ruim, mas marca a grande diferença entre gerações.

E então pessoal, o que acharam? No namoro de vocês ainda acontece algo mencionado acima? Teriam outros itens para acrescentar em nossa lista? Compartilhem suas ideias com a gente aí pelos comentários!


Próxima Matéria
Imagens Pexels Giph
avatar Isabela Ferreira
Isabela Ferreira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest