• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como era o ensino nas escolas no século 19?

POR Diogo Quiareli    EM História      27/12/17 às 13h02

A escola é a base para a formação e educação de um ser. Ela tem um papel social e profissional. O ideal e o que acontece na maioria dos casos, é que os estudo comecem bem cedo na vida de uma pessoa. Passamos em média 12 anos no ensino fundamental e médio antes de ingressar no ensino superior. As pessoas buscam cada vez mais formas de aprendizagem, exigindo cada vez mais desde o maternal.

Cada ano que passa o ensino das crianças e jovens muda. É claro, novas técnicas e métodos surgem com o passar dos anos. Você já parou para pensar como eram as escolas no tempo de seus pais, avós ou bisavós? Acredite ou não, muita coisa mudou desde aquela época. O tipo de ensino que tivemos será totalmente diferente do que as gerações futuras terão. Muito se questiona sobre os métodos de ensino no século 19. A falta de recursos tecnológicos e informação para a criação do que temos hoje pode ser claramente vista atualmente.

A verdade é que nesse século o ensino era algo "raro". Poucas pessoas tinham acesso as escolas, justamente por não ficarem localizadas em áreas rurais. Isso dificultava para quem residia nessas regiões.

Dificuldade no ensino

As meninas da época quase nunca eram autorizadas a estudar. Quando eram, as vezes não passavam do ensino primário. Tudo isso por causa do trabalho infantil que era comum, serviços domésticos, trabalhos nas fábricas e nas minas. Isso exigia muito delas. Os livros eram coisas raras e por isso custavam muito, dificultando a vida daqueles que não possuíam grande poder aquisitivo. As crianças das escolas escreviam em lousas para poupar os cadernos, que também eram caros. Os castigos eram severos e incluíam humilhação psicológica, pois as turmas eram muito lotadas e misturavam alunos de diversas idades e escolaridade, então esse tipo de punição era "necessário".

O ensino era baseado na memorização do aluno. Isso fazia com que as crianças aprendessem bem menos do que as de hoje. É também uma prova da evolução do ensino nas escolas, pois a cada nova geração os estudantes tendem a aprender um pouco mais sobre o passado e assim adquirem mais conhecimento acadêmico e histórico.

E aí, você sabia sobre essas coisas que aconteciam nas escolas do século 19? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+