icone menu logo logo-fatos-historicos.png


Como era o mundo no ano 0?

POR Gustavo Camargo EM História 08/12/17 às 16h53

capa do post Como era o mundo no ano 0?

Nosso calendário é um sistema dividido em três partes: Dia, mês e ano. Ele permite nos localizarmos no tempo-espaço. O calendário atual de 365 dias é o resultado científico de calcular quanto tempo a Terra leva para completar uma rotação em torno do Sol.

Os dias e meses são baseados nas forças gravitacionais do planeta. Mas o que levamos em consideração para contarmos o ano em que estamos? Houve um evento ou algo do tipo? Bom, marcamos o início do tempo moderno com o nascimento de Jesus. O problema aqui é que não são todas as sociedades que seguem esse calendário, um exemplo são os gregos e os romanos.

Ano 0 cristão

Dentre um caos de calendários da época, um monge chamado Dionísio Exigeus apareceu. Ele questionava o motivo das pessoas estarem datando as coisas pela fundação da cidade de Roma. Logo então ele decidiu considerar um dos eventos mais importante da história, como o início do calendário. Como vemos acima, sua escolha foi o nascimento de Cristo. O monge escreveu uma carta a um bispo chamado Petrônio detalhando seus planos para o novo calendário, designando todo esse plano como "Anno Domini" (O ano do nosso Senhor).

Quando Jesus nasceu, quem governava a Judeia era Herodes, conhecido como "o grande". Herodes governava toda a Palestina, inclusive a Galileia. Foi um rei esperto, e ao mesmo tempo, muito cruel com os inimigos. Quando morreu, em seu testamento, deixou o reino dividido entre seus 3 filhos, Arquelau, Herodes Antipas e Felipe. A região da Palestina dependia do Império Romano.

Quando Jesus de Nazaré nasceu, o segundo templo sagrado ainda estava em Jerusalém. A Grande Pirâmide de Gizé há tinha 2.500 anos. Em Roma, o Coliseu ainda não tinha sido construído. Os geógrafos da época sabiam que a Índia era no Extremo Oriente, a Etiópia era no extremo sul, a Ibéria para no oeste, e "Scythia" e "Celtica" para o norte. A Grã-Bretanha já era conhecida, e os estudiosos mediterrânicos tinham uma ideia de que a Escandinávia existia, mas não a sua extensão.

E aí, o que acharam da matéria? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos lembrando que seu feedback é sempre muito importante.


Próxima Matéria
Via   Atlasobscura     Revistagalileu     Abiblia  
avatar Gustavo Camargo
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest