• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como era o mundo sem dentistas?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      24/10/19 às 15h04

Quem já sofreu com dor de dente, sabe como ela é uma das piores dores possíveis. Felizmente, hoje em dia, temos tecnologias e profissionais treinados para nos oferecer o melhor tratamento, quando se trata da nossa saúde bucal, os chamados dentistas. Além da saúde bucal, as pessoas também se importam muito com a estética dos dentes, quanto mais brancos e simétricos melhor. Mas isso são preocupações modernas, no passado, os nossos ancestrais pouco se importavam com a saúde dos dentes, contando que não estivesse doendo, estava tudo certo. E como você pode imaginar, a medicina odontológica surgiu no mundo relativamente há pouco tempo.

Antes de existirem os dentistas, os seres humanos enfrentaram muitas dificuldades, para tratar uma dor de dente. Até porque não sabiam exatamente o que era e muito menos como lidar, qualquer um poderia fazer o serviço. O que, no caso, era apenas arrancar o dente na esperança de que a dor desaparecesse. E qualquer pessoa podia fazer isso, desde médicos, monges, religiosos e até barbeiros. Isso mesmo, dá para imaginar um barbeiro arrancando um dente? Provavelmente não deveria ser um procedimento fácil, com certeza, envolvia muita dor e complicações, como infecções.

Problemas dentários no passado

Hoje, quando se fala em problemas dentários, o mais comum, com certeza, é a erosão dentária. Bebidas gaseificadas, sucos, bebidas alcoólicas e outros alimentos, geralmente, são tidos como os culpados. Então, poderíamos imaginar que esses problemas seriam uma questão bem moderna, já que antigamente não existiam esses alimentos. Mas, o que pode te surpreender, é que os seres humanos sofrem de erosão dentária há milhões de anos. É isso o que sugere pesquisas.

Lesões dentárias, semelhantes às que vemos hoje em dia, foram encontradas em dentes da frente de um dos nossos ancestrais já extinto. Uma espécie que viveu há cerca de 2,5 milhões de anos atrás. Isso só prova que os humanos pré-históricos e seus antecessores também sofriam e tinham problemas dentários parecidos com os nossos. Mesmo com dietas completamente diferentes. Então, se já existiam problemas dentários, existiam também dentistas? Provavelmente não.

Em 2012, pesquisadores encontraram vestígios da existência de um dentista bem antigo. Mas seria algo de 6,5 mil anos atrás, o que é muito recente, comparado ao tempo dos humanos pré-históricos. Eles descobriram um dente com um preenchimento de cera de abelha na coroa. Estudos posteriores mostraram que o material foi aplicado na época da morte do indivíduo. Porém, não tem como saber se foi antes ou depois da morte. Caso tenha sido antes, provavelmente, foi feito para tentar diminuir a dor causada pela rachadura, na camada do esmalte dentário.

Os primeiros "dentistas"

Registos sumérios, feitos em pedras de argila, sugerem que, em 2750 a.C, já havia procedimentos cirúrgicos em mandíbulas. Também na mesma época, foram encontrados, na região da Mesopotâmia, materiais usados na limpeza dentária, como palitos de metal.

Na Idade Média, as primeiras pessoas a exercerem algo semelhante à odontologia, que conhecemos hoje, foram os monges católicos. Esses que também participavam da medicina, realizando até tratamentos e cirurgias. Isso porque eles tinham maior acesso ao conhecimento do que as pessoas em geral. Mas, chegou um momento em que a igreja proibiu a prática, foi então que os barbeiros assumiram a função. Muitos deles que aprenderam a prática com os religiosos.

O que é mais surpreendente, é que por muito tempo, as pessoas que tinham dor de dente poderia resolver o problema indo até o mercado público. Isso porque a profissão de "dentista" era exercida de forma bastante rudimentar por pessoas que iam até os mercados oferecer serviços de extração e tratamento de dentes.

No entanto, a odontologia só começou a evoluir mesmo por volta de 1700, quando surgiram novos instrumentos específicos para a prática. Em 1728, o francês Pierre Fauchard escreveu um tratado chamado o Cirurgião-Dentista. Em 1746, Claude Mounton publicou o seu primeiro trabalho relacionado à prótese dentária. E em 1756, Philip Pfaff lançou seu trabalho chamando Odontologia Alemã.

E você, consegue imaginar um mundo sem dentistas? Conta para a gente nos comentários e aproveite para compartilhar com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+