icone menu


Como era a vida na Idade Média?

POR Sêny Soares    EM Curiosidades      01/06/16 às 19h58
capa do post Como era a vida na Idade Média?

Você já se perguntou como as pessoas levavam a vida na Idade Média? Já teve curiosidade e pesquisou para entender como eram os costumes das pessoas naquela época? Ainda não? Então nós vamos te explicar direitinho os hábitos das pessoas naquele período para que você aprimore ainda mais seus conhecimentos e entenda como era a Europa na Idade Média.

Para começar, é bom saber que a vida não era nada fácil para as pessoas que não faziam parte da nobreza e da Igreja. Os camponeses trabalhavam mais de 12 horas por dia, começando a vida no campo às 5h da manhã e só paravam quando anoitecia. Estes sofriam com todo tipo de coisa, como violência, com as doenças da época, que faziam com que as crianças não chegasse nem aos 2 anos de idade, e só comiam quando tinham condições.

Já as pessoas que faziam parte da nobreza, como os senhores feudais e membros da Igreja, mandavam e desmandavam nos camponeses, viviam construindo castelos e cobravam impostos pesados para sustentar todo o seu luxo e riqueza. Veja no vídeo abaixo algumas das principais características da era medieval:

A Igreja

igreja-catolica-na-idade-media

Na Idade Média, a religião dominante era a Católica, sendo a Igreja era uma das instituições que tinham mais poderes na sociedade medieval, utilizando-se dessa dominância para disseminar a doutrina cristã neste período.

O que dava à Igreja todo este poder de decisão política-econômica, eram seus patrimônios e o controle de grande parte dos territórios feudais na época. Dentro do clero, alguns viam que toda essa influência estava atrapalhando um pouco a disseminação dos princípios religiosos na sociedade, e devido a isso, dividiram a Igreja entre o clero secular, responsável por administrar os seus bens materiais e por representar a Igreja em questões políticas; e o clero regular, responsável pelas práticas cristãs e seus valores religiosos.

Outra grande influência que a Igreja teve na Era Medieval foi de alfabetizar as pessoas, pois poucas tinham a oportunidade de ter acesso ao ensino. Muitos mosteiros tinham bibliotecas com as principais obras da época.

Vida da Nobreza

cardimage_12325952_-91412224190034

Os membros da nobreza na Idade Média gozavam de muito conforto, pois eram detentores da maior parte dos bens e das terras feudais naquele período. Faziam parte do mais alto nível hierárquico da época e por isso participavam ativamente de todas as decisões políticas.

Entre os nobres de maior destaque estavam os príncipes, arquiduques, duques, marqueses e condes, que muitas vezes tinham mais influência do que o próprio Rei.

Já os membros da nobreza de menor expressão eram os viscondes, barões e cavaleiros, sendo estes últimos os que tiveram maior representatividade, inclusive na literatura da época, pois eram os que exprimiam melhor a organização militar deste período.

Os Camponeses

idade-media-vida-medieval-1

Estes eram os responsáveis por servir os nobres e a Igreja nas terra feudais, além de sustentá-los com o pagamento de impostos, que eram extremamente altos.

O pagamento que os camponeses recebiam pelo trabalho era comida, pois a sua alimentação era muito precária, sendo que muitos deles chegavam a passar fome.

Gostou da nossa matéria sobre a Idade Média? O que mais você aprendeu sobre este período? Compartilhe conosco nos comentários!


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Sêny Soares
Sêny Soares
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+