• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como eram as cirurgias plásticas do passado?

POR Karen Batista    EM Curiosidades      12/04/16 às 15h57

As cirurgias plásticas já se tornaram bastante comuns em nosso dia a dia, mas se engana quem acreditou que essa prática, é uma tendência de nossa atual sociedade. Sim, não podemos negar que uma série de fatores contemporâneos influenciaram para que as cirurgias estéticas fossem tão almejadas e popularizadas.

A própria mídia, cultura e sociedade dita e absorve padrões estéticos que praticamente são impossíveis de serem alcançados, e é por isso, que muitas pessoas se submetem a esse procedimento. Mas afinal de contas, quando surgiu e como eram as cirurgias realizadas no passado?

Pois bem, os primeiros relatos de procedimentos estéticos que temos noticia, se referem a Ásia central, onde exista uma grande número de curandeiros que realizavam técnicas que se assemelham com a nossa atual rinoplastia, que tem por objetivo alterar e suavizar a forma do nariz. As primeiras pessoas que realizaram esse procedimento eram membros da família real daquela região.

03

Na Índia também há relatos de que um curandeiro conhecido com Sushruta realizava técnicas estéticas durante o século 6 a.C, esse homem em especifico foi oficialmente o primeiro homem da história a realizar enxertos de pele, e aprimorou suas técnicas com o objetivo de também atender pessoas deformadas que necessitavam de cirurgia reconstrutiva.

Apesar de viver em uma época onde os recursos da medicina ainda eram bastante precários, as técnicas de Sushruta eram bastante desenvolvidas, e em um livro que ele mesmo escreveu, ele chegou a narrar o seu procedimento. Para reconstituição facial por exemplo, ele e seus pupilos removiam um pedaço de pele de outra parte do corpo do paciente e a enxertava no local necessário. A pele que era retirada acabava nascendo novamente por causa das reproduções celulares que existem na pele natural.

02

Os hindus também se envolveram com tais técnicas também em 600 a.C e já realizavam reconstrução de narizes, para isso eles utilizavam a pele da bochecha do paciente. A popularidade dessa cirurgia continuou crescendo, e já no século 16, Gaspare Tagliacozz desenvolveu uma nova técnica, que consistia em remover um pouco de pele do braço da pessoa operada e reconstruir este membro.

Apenas em 1798, Pierre Desault desenvolveu e utilizou o termo "plástikos" que em grego significa "moldagem". A partir daí o termo cirurgia plástica também foi desenvolvido.

Mas a cirurgia como conhecemos hoje, só foi começar a se desenvolver após o surgimento dos antissépticos e anestésicos já no século 19.  Após essa conquista o crescimento dessa área e do número de cirurgias realizadas cresceu significadamente, e se popularizou após a 1° guerra mundial, que gerou muitos feridos de guerra.

02

Desse momento para o atual, as técnicas que já existiam apenas vieram se desenvolvendo, se tornando mais práticas, seguras e indolores.

E então queridos leitores da Fatos, podiam imaginar que ainda ano século 6 a.C, as cirurgias plasticas já eram realizadas? Comenta pra gente aqui em baixo nos comentários.

Próxima Matéria
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+