• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como esquecer um amor que não deu certo em 6 passos

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      29/08/15 às 14h50

"Tão bom morrer de amor e continuar vivendo!", disse certa vez Mário Quintana. Afinal, perder-se nesse sentimento tão nobre, bonito e ao mesmo tempo tão complicado é uma das melhores coisas que um ser humano pode fazer (isto é, se já não for a melhor!).

Quando dois indivíduos se apaixonam e passam a se amar de forma recíproca, tudo no mundo parece ficar extremamente bonito e maravilhoso. Os olhos dos amantes enamorados brilham, "borboletas" voam no estômago, e a impressão que se tem é que são dois bobos alegres. Entretanto, como a maioria das boas coisas da vida dura pouco, com o amor não é diferente.

Pois é, ao fato é que pode acontecer de às vezes, numa relação, uma das partes 'gostar mais' do que a outra. E é justamente essa parte a que mais sofre e se angustia. E aí, se acontece de o relacionamento desandar e se perder, pronto: a parte que "gostava mais" se transforma na parte que quase morre de chorar e se lamentar.

esquecer-amor

Mas a questão é que ninguém manda no coração. Então como fazer? Ficar lembrando da pessoa e se lamuriando para o resto da vida? Não, mesmo para as pessoas que amaram mais e com mais intensidade, é possível superar. O Ultra Curioso vai te ensinar como esquecer um amor que não deu certo em 6 passos.

1. "Desintoxicando"

A primeira coisa que você deve saber é: o amor é como uma droga. E como toda droga, ele vicia. Ou seja, se você acabou de perder um grande amor, com certeza você ainda visita o perfil de Facebook da pessoa todo santo dia, fica olhando se ela está online no Whatsapp, fica perguntando por ela pra outros amigos em comum, enfim. Faz de tudo para ainda se manter por perto. Esta é, portanto, a primeira coisa que deve acabar. Mas como?

Faça uma "faxina": exclua fotos, números, remova do Facebook (bloqueie, se possível), pare de seguir no Instagram, não caia na tentação de ligar para parentes ou amigos da pessoa para saber sobre ela. Cortar qualquer tipo de contato é essencial. Sim, você consegue! É difícil, não impossível.

2. Ame-se para depois procurar um novo amor!

Há um ditado que diz que "nada como um novo amor para curar outro". Não é mesmo, fuja disso. Usar uma outra pessoa como estepe - na tentativa de esquecer a anterior - nunca é um bom negócio. Primeiro você deve curar-se, para depois investir em outro relacionamento. Como fazer isso? Duas palavras: amigos e família!

Assistindo-Filme

A ocitocina (ou oxitocina) é considerada o hormônio do amor, e é liberada quando estamos juntos da pessoa amada. É uma das substâncias responsáveis pelo apego. Uma pessoa com os níveis de oxitocina lá embaixo, devido ao término da relação, pode fazer coisas que aumentem os níveis desse hormônio, e ficar ao lado de amigos dos quais você goste e da família é o melhor. Saia com eles, divirta-se, vá ao cinema, fique horas conversando. Você vai perceber o quanto ficará mais "pra cima"!

3. Coma chocolate

chocolate_1

Você sabia que o chocolate, essa iguaria deliciosa, pode ser um grande aliado para superar uma deprê pós-término? Pois saiba que tal fato é provado até pela ciência!

A sensação de bem-estar causada pelo chocolate encontra base na ação da endorfina e da dopamina,neuro hormônios do corpo humano relacionados ao relaxamento. Alguns cientistas afirmam que a delícia é capaz de aumentar a produção dessas substâncias.

4. Conheça novas pessoas

Fazer novas amizades (conservando as antigas, é claro) é uma ótima opção para quem quer esquecer um amor errado. A troca de experiências com o novas pessoas fará com que você se sinta mais animado e feliz, devido à assimilação de coisas novas e interessantes de forma mútua. E isso nem contar no aumento de sua bagagem cultural e de personalidade!

Mas cuidado: se não fizer da forma certa, você pode cair na velha armadilha de ficar procurando em outras pessoas algumas características que você gostava e via no ex-amor.

5. Não se culpe!

culpa

Uma das piores coisas que alguém pode fazer depois de 'perder' um amor e que a impede de esquecê-lo, é ficar se culpando e se martirizando pelo fim do relacionamento.

O que você deve entender é que um relacionamento é construído por duas pessoas, e as duas têm culpa se o mesmo termina. O sentimento extremo de culpa que um indivíduo joga sobre si faz com que este sinta-se inferiorizado e deprimido, impedindo-o de pensar com clareza e racionalidade quanto ao fim de determinada coisa.

Portanto, nada de ficar exclusivamente se culpando por uma coisa que ambos foram responsáveis. Isso será ruim pra você para seus futuros relacionamentos!

6. Faça uma viagem

viajar-solo

Fazer uma viagem é uma ótima alternativa para se desapegar e esquecer um amor que não deu certo. Viajar te proporciona novas experiências, te faz conhecer novos lugares e pessoas e aprender coisas novas o tempo inteiro e  o melhor: mantém sua mente ocupada e ativa.

Desprender-se de lugares que lembram aquele amor que você já deu "bye bye" é um grande passo, e viajar pode ajudar e muito nisso. Por isso, faça as malas, escolha um bom destino e "Au revoir!".

Esquecer um amor que não deu certo não é fácil, mas como cantaria Coldplay, ninguém disse que seria! Por isso, se você perdeu um amor, levante-se, sacuda a poeira e seja feliz!

Fontes: Uol, Tua Saúde

Próxima Matéria
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+