icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Como fica a aparência de alguém após 600 dias sem álcool?

POR Júlia Marreto    EM Ciência e Tecnologia      13/05/16 às 12h46
capa do post Como fica a aparência de alguém após 600 dias sem álcool?

Você sabe o que acontece no organismo de uma pessoa quando ela ingere bebidas alcoólicas? Para quem gosta de tomar umas de vez em sempre sabe como um copo a mais faz diferença no modo como nos sentimos. Por exemplo, quando bebemos além da conta emocionalmente podemos nos sentir eufóricos ou deprimidos, fisicamente podem haver tonturas, enjoos, vômitos, etc.

Não suficiente, no outro dia aparece a famigerada "ressaca", mais uma vez, tonturas, dores de cabeça, boca seca, cansaço, são alguns dos sintomas. E sabe o que é preciso para que isso aconteça? Apenas 40mg de etanol por 100ml d sangue. Em casos de exagero extremo temos o coma alcoólico, quando é necessário 300mg de etanol por 100ml de sangue. Algumas vezes, quando a ingestão de álcool é em demasia, pode ocorrer morte por overdose, mais ou menos 500mg por 100ml.

Além disso, a constante ingestão de bebidas alcoólicas pode causar irritação na mucosa estomacal, refletida em gastrite, só para lembrar, ela causa queimação, desconforto, dores de cabeça... Além de outros problemas bem mais sérios, como o aumento da pressão arterial, problemas no coração, fígado e pâncreas, hepatite e cirrose; há também deficiências no sistema nervoso, que causam tremedeira e desatenção.

O fígado é o responsável por liberar a glicose, substância responsável pela energia do organismo. Sendo assim, quando uma pessoa fica muito tempo sem comer, suas reservas de glicose esgotam, daí o corpo precisa sintetizar a glicose a partir das proteínas musculares. O que o álcool tem a ver com isso? Apenas tudo, porque ele tem a capacidade de bloquear essa ação do organismo.

Para quem realmente gosta de beber é muito difícil se livrar desse hábito mas, existem algumas coisas que podemos fazer para diminuir os efeitos negativos, como por exemplo comer antes e enquanto estiver bebendo, principalmente alimentos que são ricos em amido, não beber muito e intercalar com copos de água ajudam a manter os neurônios hidratados, evitando ressaca no outro dia.

Um rapaz, que se identificou apenas como Matteo, publicou no Imgur os resultados de sua experiência que consistia em ficar mais de 600 dias sem ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica. Nos primeiros 300 dias ele postou a foto acima.

Animado com os primeiros resultados, ele passou mais 365 dias sem beber. E ainda disse em sua postagem: "Espero que isso ajude qualquer um a parar de beber. Eu prometo que você não irá se arrepender — lembre-se: um dia de cada vez".

A foto acima mostra o resultado final de sua experiência.

Então é isso pessoal! Lembrem-se se for beber comam antes, durante e bebam bastante água para evitar a tão indesejada ressaca e colaborar com seu organismo. E claro, se beber, não dirija! Sugestões, dúvidas, correções? Nao se esqueçam de comentar com a gente!


Próxima Matéria
avatar Júlia Marreto
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest