icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Como ficou o homem que fez um transplante de rosto após 24 anos

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      03/08/16 às 20h10
capa do post Como ficou o homem que fez um transplante de rosto após 24 anos

Os transplantes de rosto mais tecnológicos como o de Oscar são feitos desde o inicio da década de 2000, quando uma equipe da Universidade de Lyon realizou a primeira cirurgia desse tipo em Isabelle Dinoire em 27 de novembro de 2005. Em julho de 2010 mais de 12 intervenções já haviam sido feitas, duas delas transplantes totais, nos quais as faces foram substituídas por completo. O cirurgião Laurent Lantieri é responsável pela maioria desses procedimentos. Ao todo, o francês já fez cinco transplantes, com uma morte, que aconteceu em junho de 2009, após um paciente com identidade não revelada adquirir infecção e falecer após parada cardíaca.

Essas grandes intervenções cirúrgicas em rostos começaram no ano de 1994, com a indiana Sandeer Kaur que teve o seu rosto completamente reimplantado pelo cirurgião Abraham Thomas. Saander chegou ao hospital inconsciente, com seu crânio dividido em duas partes e teve o seu próprio o seu rosto completamente restaurado, dispensando a necessidade de transplante.

Quando se trata de cirurgia reconstrutiva, os benefícios emocionais e pessoais que as pessoas podem obter são muitas vezes tão poderosos quanto os próprios benefícios médicos. Esse foi o caso de Pascal Coler, que foi diagnosticado com uma doença genética chamada de Von Recklinghausen. Essencialmente, essa doença provoca tumores no corpo inteiro. Nem sempre esses tumores são graves, mas a condição obriga a pessoa a ser acompanhada de perto.

Para Pascal, os tumores começaram a desconfigurar o seu corpo quando ele tinha apenas 6 anos de idade, e eles rapidamente tomaram conta da sua vida. Durante 24 longos anos, Pascal tornou-se um eremita. Vivia isolado do resto do mundo, pois ele não podia suportar os insultos e olhares de pessoas na rua.

Felizmente as coisas começaram a mudar quando ele conheceu o Dr. Laurent Lantieri, que liderou uma equipe de cirurgiões que trabalharam para dar a Pascal, literalmente, uma nova cara. Na época, apenas um transplante de rosto tinha sido realizado, e foi parcial. A morte era um risco real a quem se submetesse a esse novo procedimento. Mas Pascal estava completamente desesperado para fazer uma grande mudança na sua vida. "Minha chance tinha finalmente chegado. Mesmo com o risco de morrer, não havia nenhuma questão de me hesitar", declarou Pascal.

Como ele era antes e como ficou depois? Confira na imagem abaixo:

Ele ainda declarou o seguinte: "A operação revolucionou minha vida. Eu posso viver como um ser humano normal, pela primeira vez. As pessoas na rua olham para mim de forma muito diferente. Elas não olham para mim e não fazem insultos. Em vez disso, eu sou aceito. "

Hoje, Pascal está vivendo a sua vida e tendo muitos os prazeres da vida que ele nunca tinha sentido na vida. "Eu estou muito feliz com o meu novo rosto, e agora eu gostaria de encontrar uma mulher, casar e ter filhos."

E aí amigos, o que vocês acharam do resultado do transplante de rosto de Pascal? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest