icone menu


Como funciona o Stalkerware? O app que espiona o seu parceiro

POR Diogo Quiareli    EM Ciência e Tecnologia      08/12/19 às 17h19
capa do post Como funciona o Stalkerware? O app que espiona o seu parceiro

Todos nós temos um pouquinho do espírito de stalker, não é mesmo? Stalekar alguém é usar seus meios para descobrir alguma coisa sobre uma pessoa. Hoje em dia isso é feito por meio das redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter. No entanto, existe um aplicativo espião chamado "Stalkerware", que pode ajudar qualquer pessoa a vigiar o parceiro. Stalkerware, como o nome em inglês já sugere, é um aplicativo usado para rastrear todas as atividades realizadas no aparelho de outra pessoa. Essa, geralmente, é uma vítima escolhida cuidadosamente. Após coletar os dados, repassa as informações ao stalker.

O uso desse aplicativo vem aumentando de forma significativa no Brasil, segundo um relatório de empresas de cibersegurança. O que seria esse aplicativo e como as pessoas fazem para usá-lo? Foi pensando sobre isso que resolvemos trazer essa matéria. A redação da Fatos Desconhecidos buscou mais informações a respeito e trouxe para você, caro leitor. Confira conosco o que é exatamente o Stalkerware e, sem mais delongas, surpreenda-se.

O que é o Stalkerware?

Esse é um software projetado com a finalidade de monitorar a vida de um alvo específico. Eles são instalados sem o consentimento da vítima e essas aplicações são capazes de rastrear informações do aparelho. Essas informações são: localização do aparelho, história de navegação, mensagens SMS e até mesmo conversas em redes sociais. Em alguns casos, é possível ainda gravar vídeos e áudios. Embora possam ser utilizados para várias coisas, os stalkerswares costumam agir para roubar credenciais e contas bancárias.

Algumas pessoas ainda utilizam para as coisas mais comuns de encontrarmos por aí: espionar a vida de um cônjuge ou namorado. Mesmo isso sendo antiético, é possível ver pessoas fazendo isso para saber por onde outra anda e se, por alguma razão, não está traindo. Por esse motivo, os usuários desses aplicativos espiões estão crescendo ao redor do mundo. De acordo com um levantamento da Kaspersky, a crescente é assustadora. Só nos primeiros oito meses de 2019, mais de 37 mil pessoas descobriram esse tipo de software em seus celulares. O número apresenta uma crescente 35% maior, em relação a 2018.

Como detectar stalkerware no seu celular?

Embora silenciosa, existem alguns indícios, que podem ajudar a detectar a presença do aplicativo. Entre os sinais mais significativos, está o aumento no uso de dados móveis. Isso porque essas ferramentas usam a internet para enviar as informações. Com isso, a cota de consumo de dados é ultrapassada de forma veloz, acabando com os pacotes antes da hora.

Além do grande uso de dados, há ainda a redução drástica na bateria do celular. Isso acontece porque, quando estabelecem comunicação com servidores de comando e controle em segundo plano, o aplicativo reduz a vida útil da bateria. Além disso, ruídos, como beeps ou vozes ao fundo de ligações telefônicas, podem indicar gravações de terceiros.

E aí, você sabia sobre o aplicativo? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour por nosso site cheio de curiosidades.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
Via   Techtudo  
avatar Diogo Quiareli
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+