icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como morreu Karl Marx?

POR Bruno Dias EM Curiosidades 13/11/19 às 22h49

capa do post Como morreu Karl Marx?

Na história do mundo, tivemos vários grandes pensadores que são lembrados muito depois de terem morrido. Eles deixaram seus legados no mundo, e são lembrados por eles. Karl Marx é conhecido por ser o pensador por trás da consciência de classe e da divisão social por estamentos sociais. Seus estudos, sobre movimento econômico, popularizaram o que, hoje, conhecemos como marxismo.

filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista nasceu na Prússia. Mas ele passou grande parte da sua vida em Londres, no Reino Unido.

A família de Marx era de classe média e o homem estudou nas universidades de Bonn e Berlim. Foi nessas instituições que ele se interessou pelas ideias filosóficas dos jovens hegelianos. Com os estudos já concluídos, Marx começou a escrever para o Rheinische Zeitung, um jornal radical, publicado em Colônia. Foi aí, que ele começou a trabalhar na teoria da concepção materialista da história.

Em 1943, ele se mudou para Paris e começou a trabalhar em outros jornais radicais. Foi nessa época, que ele conheceu Friedrich Engels. Em 1849, ele foi exilado e se mudou para Londres com sua esposa e filhos.

Escrever

Em Londres, Marx não parou de escrever as suas teorias sobre atividade econômica e social. Além disso, ele fez campanha para o socialismo e se tornou uma figura significativa na Associação Internacional dos Trabalhadores.

As teorias de Marx, que são a compreensão coletiva do que é conhecido como marxismo, sustentam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes, e que o Estado foi criado para proteger as pessoas dos interesses da classe dominante. Mesmo que ele seja apresentado como um instrumento que representa o interesse incomum de todos.

Engels moldou a visão de Marx sobre o proletariado, com sua experiência no mundo real como proprietário da fábrica têxtil de sua família. Os dois também colaboraram em vários outros ensaios, incluindo o Manifesto Comunista.

Em dezembro de 1881, Marx estava deprimido pela morte de sua esposa. Por causa disso, ele desenvolveu doenças como bronquite e pleurisia. Marx sofria com dores de cabeça, inflamação ocular, dor nas articulações, insônia, problemas de fígado e vesícula biliar e sintomas depressivos.

Maus hábitos

Além disso, a dor foi aumentada por causa dos maus hábitos de Marx. Como por exemplo, ficar acordado até altas horas da noite, comer alimentos que causavam danos ao fígado e fumar e beber excessivamente.

De acordo com algumas novas pesquisas, sugere-se que os problemas de Marx podem ter se originado de uma doença cutânea crônica e dolorosa, chamada hidradenite supurativa. Ela também pode causar uma depressão e mau humor.

Junto com tudo isso ele tinha o "tórax fraco". Isso o impediu de servir o exército e pode ter sido causado por pleurisia, que é uma condição inflamatória dos pulmões e do tórax. E foi essa doença que finalmente matou Marx, em 1883, aos 64 anos.

Karl Marx foi enterrado no Cemitério de Highgate, em Londres. Em 1954, o Partido Comunista Britânico construiu uma lápide com o busto de Marx, sobre sua tumba. Na lápide do homem, está escrito o parágrafo final do Manifesto Comunista e um trecho extraído das Teses sobre Feuerbach.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest