• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como o aparelho dentário alinha os dentes?

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      17/08/15 às 14h54

Você tem medo de ir ao dentista? Deve-se admitir que aquele "motorzinho" usado por ele não é nada convidativo, mas não tem jeito: para se ter uma boa saúde bucal e o dentes sempre em perfeito estado, é essencial se consultar com este profissional esporadicamente. E se numa dessas idas ao dentista ele der uma boa analisada nos seus dentes e dizer que você vai precisar colocar uma chamado 'aparelho ortodôntico', não tem pra onde correr: sua boca será o abrigo de uma série de incômodos e por vezes dolorosos "araminhos".

Este utensílio "acoplado" aos dentes do indivíduo serve para corrigir as posições dos mesmos, em caso de apinhamento e dentes tortos. Mas como o aparelho dentário alinha os dentes? Você já parou pra pensar nisso?

Bom, se você já usou ou usa aparelho nos dentes sabe que nas primeiras semanas se atravesse um verdadeiro "inferno na Terra". Logo quando o aparelho começa a fazer efeito nos dentes, a boca inteira torna-se extremamente sensível e dolorida, não permitindo à mesma comer alimentos sólidos ou mastigar de maneira forte.

tratdent-borrachinha-7

Isso acontece pois as peças que formam o aparelho dentário (braquetes, tubos, bandas amarrilhos, ganchos) exercem uma tração nos dentes. Essa tração não é nada mais do que uma força que empurra ou puxa os dentes para a direção que o ortodontista estipular para que estes fiquem na posição correta, os dentes são literalmente movidos lentamente ao longo do tratamento.

aparelhodeenfeite2

O aparelho ortodôntico, então, aplica pressão contínua por períodos de tempo pré-determinados, de forma a mover lentamente os dentes numa direção específica. À medida que os dentes se movem, o osso modifica o seu formato reabsorvendo a raiz do dente na sua nova posição. O aparelho normalmente deve passar por uma manutenção mensal feita pelo profissional dentista, que avalia o progresso do tratamento e faz as alterações necessárias.

O tempo de tratamento varia muito de caso para caso. Pode levar de 6 meses até 5 anos, dependendo da gravidade da situação dos dentes do indivíduo.Veja abaixo o processo de ação do aparelho registrado em uma menina por 18 meses:

 

Próxima Matéria
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+