• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como o Guardião Vermelho, de Viúva Negra, é nos quadrinhos?

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      10/12/19 às 12h16

No começo do mês foi liberado o tão aguardado trailer de Viúva Negra. Assim, pudemos visualizar melhor alguns detalhes do enredo, como a Sala Vermelha e personagens como Yelena Belova, Melina e Alexei Shostakov, vulgo Guardião Vermelho. Ao passo que já nos aprofundamos na funcionalidade do centro de treinamento das superespiãs, resolvemos falar um pouco mais sobre a versão soviética do Capitão América. Sendo assim, traçamos um paralelo entre o personagem interpretado por David Harbour e sua retratação nos quadrinhos. Lembrando que, embora grande parte do público desconhecesse o Guardião, até o anúncio do filme, o mesmo existe desde 1967.

Pra começar, nos quadrinhos, Alexei Shostakov é o segundo indivíduo a vestir o traje vermelho. Além disso, caso você tenha se perguntado a respeito da relação do herói com Natasha Romanoff, saiba que, nas HQs, eles eram casados. Ademais, durante a Segunda Guerra Mundial e na Guerra da Coreia, Shostakov atuou como piloto da União Soviética. Como resultado de seu trabalho exemplar, Alexei foi reconhecido como um candidato em potencial para o projeto Guardião Vermelho. Assim, na competição, após ultrapassar Yuri Gagarin, o primeiro homem no espaço, Shostakov se tornou o Capitão América russo.

Logo, Shostakov passou por um treinamento secreto, que lhe permitiu se tornar o homem mais destemido da Rússia, tudo sob a direção do líder soviético Nikita Khrushchev. No entanto, a escolha dessa carreira levou ele e Romanoff a se separarem quando ela partiu para os Estados Unidos. Posteriormente, durante a Guerra Fria, ele colidiu com os Vingadores algumas vezes, chegando a enfrentar sua ex, Romanoff. Por fim, ele acabou se tornando um herói, ao sacrificar-se para salvar ela e Steve Rogers. Em suma, Alexei era forte, capaz, disciplinado e perigoso. Ele não fazia bobagens e estava disposto a fazer tudo para defender sua terra natal.

O Guardião Vermelho no MCU

Embora ainda saibamos poucos detalhes sobre a versão do personagem na tela, tudo indica que a versão cinematográfica do Guardião Vermelho não será fiel ao material de origem. Além de parecer mais descontraído, indicando uma função de alívio cômico, Shostakov é notavelmente mais velho que Natasha. Logo, pelo trailer, tivemos a impressão de que o personagem está aposentado, mas animado pra voltar à ativa. Ademais, tirando a adição das tiras brancas, o traje no filme é semelhante ao dos quadrinhos.

O fato do personagem não possuir uma mitologia consolidada, permitiu que Cate Shortland ressignificasse sua história no roteiro. Assim, parece que a versão de Harbour atuará como um mentor para as Viúvas Negras. Ao passo que o Treinador foi definido para desempenhar o papel de antagonista, tudo nos leva a crer que o Guardião Vermelho atuará como um defensor de Natasha e suas irmãs. Lembrando que ainda não sabemos como funcionará a dinâmica de relacionamento dele com Romanoff. Portanto, a única coisa que podemos afirmar com certeza é que existem claras diferenças, entre sua personalidade nas páginas e nas telas.

Assim como dissemos acima, a história do personagem nos quadrinhos é bastante limitada. No entanto, o Guardião Vermelho tem tudo para se encaixar na narrativa cinematográfica da Viúva Negra. Ademais, David Harbour parece ter uma noção clara, de onde ele planeja levá-lo. Por fim, é evidente que existe um esforço consciente para tornar o personagem fiel, até certo ponto ao material original, e isso provavelmente se tornará mais óbvio quando assistirmos o filme, em maio do ano que vem.

Próxima Matéria
Via   SR  
Imagens Marvel
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+