icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como o ovo se forma dentro da galinha?

POR A redação    EM Curiosidades      01/07/14 às 23h59
capa do post Como o ovo se forma dentro da galinha?

A gema é o inicio de tudo, que na verdade é um grande óvulo da galinha. Ele é tão grande que chega a medir 4 centímetros de diâmetro, sendo reconhecido como o maior do reino animal. A gema então liberada do ovário viaja por uma série de órgãos internos do animal até chegar ao seu útero, local onde o processo de formação de um ovo termina com a solidificação da casca.

Esse processo dura em média 24 horas. E cerca de meia hora depois de botar um ovo, a galinha ovula novamente, é uma nova gema que desencadeia todo o processo de novo. A curiosidade é que, quando uma galinha nasce, todos os óvulos que ela vai gerar ao longo de sua vida estão armazenados dentro de seu ovário, é claro em um tamanho microscópico. É só na idade adulta que eles ficam prontos para a ovulação.

Dentro de um ano, uma galinha comum bota cerca de 265 ovos, e ela pode manter essa produção durante os dois anos que ela costuma ter de vida dentro de uma granja, se for uma galinha criada na roça, a vida dela pode se prolongar por cinco ou seis anos.

E os pintinhos?

Bom, para que os óvulos deem origem a um pintinho, a galinha precisa ter acasalado com um galo. Mas como os espermatozoides do galo são bem resistentes eles podem sobreviver até 15 dias dentro da galinha. Dentro desse período a penosa está fértil, e todos os ovos que ela botar podem originar pintinhos, são os chamados "ovos galados". Apesar de ser difícil identifica-los a olho nu, a diferença desses ovos para um ovo não galado é uma pequena mancha com um anel avermelhado.

[caption id="attachment_2437" align="aligncenter" ] Normalmente o anel é bem menor, esse já está com alguns dias.[/caption]


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest