icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Como o ser humano seria se pudesse viver debaixo d'água?

POR Fatos Desconhecidos (Acervo) EM Ciência e Tecnologia 02/09/15 às 17h41

capa do post Como o ser humano seria se pudesse viver debaixo d

A água cobre ao todo 71% do nosso planeta, por isso a Terra também é conhecida como "planeta azul". Cientistas estimam que milhares de espécies marinhas ainda não foram descobertas ou catalogadas. Isso acontece porque, além da vastidão dos mares e oceanos, a exploração marinha ainda é algo difícil de se fazer.

Não é para menos, se aventurar nas profundezas das águas pode ser algo bastante arriscado para seres que são adaptados apenas para viver na Terra, como é o caso dos seres humanos. Apesar da construção de submarinos e do desenvolvimento de equipamentos sofisticados de mergulho, não é possível passar tanto tempo assim submerso, mas e se fosse possível?

Para começar, o ser humano precisaria mudar de tamanho para viver nos mares e oceanos. Deveríamos ser maiores para evitar a perda de calor corporal, além disso os nossos dedos e mãos deveriam ser ligados uns nos outros por uma membrana.

Além disso, as pernas também deveriam estar unidas, formando algo parecido como a das sereias dos mitos, para que fosse possível uma maior impulsão ao nadar. Nosso corpo também seria mais alongado e sem muitas curvas, para facilitar o deslizamento na água.

Coração e pulmão

Outra coisa que teria que mudar é o funcionamento do coração, que teria que funcionar com um ritmo cardíaco mais pausado, para que o sangue chegasse apenas até os órgãos mais importantes, garantindo o funcionamento do organismo.

O coração não é o único órgão que teria que passar por severas mudanças, os pulmões, é claro, também seriam bem diferentes. Para poder respirar debaixo da água os pulmões deveriam ter uma estrutura sanfonada para evitar a descompressão.

Dessa maneira, ele se tornaria mais dinâmico e permitira o avanço a profundezas maiores e mais rapidamente do que é possível hoje em dia.

Visão

A maioria dos seres humanos enxerga muito mal debaixo d'água, então certamente essa deveria ser outra coisa a mudar, mas isso não está não distante quanto se pensa. A iris do nosso olho se abre quando há falta de iluminação, o que nos impede de ver melhor debaixo d'água.

No entanto, nem todos os seres humanos sofrem com essa característica, os Moken um povo ancestral austronésio que habita o sudoeste asiático podem controlar esse reflexo do olho.

Quando estão debaixo d'água, eles podem fechar a íris para ver com maior claridade enquanto nadam. De acordo com estudos recentes, qualquer criança pode desenvolver essa característica, se for submetido à situação cotidianamente.


Próxima Matéria
avatar Fatos Desconhecidos (Acervo)
Fatos Desconhecidos (Acervo)
Acervo, matérias feitas antes do ano de 2015.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest