• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como é a visão dos animais?

POR A redação    EM Natureza      07/01/16 às 18h07

Nós estamos aqui na terra, mas não estamos sozinhos, felizmente existe uma série de animais e bichos que habitam juntamente conosco esse planeta. Nós estudamos e estudamos, e temos a falsa sensação que já descobrimos tudo sobre o que se passa ao nosso redor. Mas a verdade é que estamos muito longes de chegar ao ápice do conhecimento.

Cada animal por exemplo é um sistema complexo, seja por conta de sua biologia, psicologia ou personalidade, e é claro que nós como os curiosos que somos, queremos saber tudinho o que pudermos sobre eles. Mas você já parou para pensar ou tentar imaginar como os animais nos enxergam? Ou como enxergam o mundo a sua volta? Talvez você não tenha pensado nisso, mas nós aqui do Ultra pensamos e vamos contar para você.

Confira abaixo como 5 animais enxergam o mundo em que vivemos.

1- Gatos

gatos

gatos2

Os gatos não enxergam as cores como nós, e tendem e ver tudo em tons mais pastéis e menos vibrantes como o amarelo, verde e o azul, porém eles possuem uma visão periférica surpreende, que nas imagens acima é representada através da desfocagem em seus cantos.

Pra você poder ter uma ideia o campo de visão periférica em humanos abrange até 180 graus, já nos gatinhos esse campo vai até 200 graus.

2- Mosquitos

mosquito

Os mosquitos possuem uma espécie de olhos compostos, ou seja é como se eles enxergassem através de um conjunto de lentes, que estão uma do ladinho da outra.

Eles são capazes também ver a luz ultravioleta, e o mais bacana sobre eles, é que eles veem tudo como se estivesse em câmera lenta. Agora dá pra entender, porque é tão difícil para-los no ar.

3- Pássaros

passaro

Os pássaros assim com os mosquitos, são capazes de enxergar a luz ultravioleta, que o ser humano não é capaz de ver. Mas a sua grande diferenciação dos outros animais, é que eles possuem músculos especiais em seus olhos que lhe permitem focar em objetos específicos. Como dar um "zoom" em alguma coisa.

4- Macacos

macaco

Na verdade não existe um padrão real entre as espécies de macacos, e o modo com os animais enxergam pode variar segundo a região do planeta e lógico a variação da mesma espécie. Por exemplo, na mesma família pode haver até seis tipos diferentes de cegueira cor ou visão. A imagem acima ilustra 4 tipos mais comuns de visão que tem os bichinhos.

5- Bônus : Como os golfinhos nos enxergam?

Os golfinhos usam uma espécie de "ecolocalização" para poder ver as coisas, o que é bem insano, porque consiste num sistema onde os animais conseguem enxergar através do som, falando assim parece mentira, mas o sistema dos golfinhos assim como o dos morcegos funcionam da seguinte forma, os animais emitem um alto som, que não se é plausível de escutar no caso dos golfinhos por nós seres humanos, esse som se encontra com um objeto e retorna ao animal, o som de retorno é decodificado por sua cabeça que cria assim uma imagem, daquilo que foi verificado. É meio louco, mais muito curioso não?

golfinhos

Uma pesquisa detalhada foi feita com o objetivo de conseguir visualizar exatamente como esses animais conseguem enxergar.

E após quase 5 décadas de estudos, chegaram a essa imagem que temos acima, e conclui-se que os golfinhos são capazes de ver perfeitamente uma silhueta humana em cheio, porém de uma maneira não muito definida.

Vale ressaltar que segundo os próprios pesquisadores é possível que os bichinhos enxerguem melhor do que nós imaginamos, mas ainda não existem equipamentos avançados o suficiente para comprovar ou não essa teoria. Confira abaixo a imagem mais detalhada.

golfinho

E vocês, podiam imaginar como esses bichinhos realmente enxergavam? Comenta aqui com a gente!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+