• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como os daltônicos enxergam as cores?

POR Thamyris Fernandes    EM Ciência e Tecnologia      17/08/14 às 01h58

Todo mundo vive falando sobre os daltônicos, mas será que as pessoas realmente sabem sobre o que se trata essa disfunção? Conforme os especialistas no assunto, o daltonismo consiste na forma alterada pela qual algumas pessoas percebem as cores, especialmente quanto ao verde, ao vermelho e ao azul... e, claro, os demais tons que se original delas.

Isso acontece porque o daltonismo afeta as células localizadas na retina, chamadas de cones, responsáveis pela percepção de cada um a respeito das cores citadas acima. Aliás, essa condição se trata de uma anomalia recessiva do cromossomo X e é muito mais comum em homens.

Apesar de vivermos em uma época com medicamentos e recursos científicos tão avançados, até agora não existe tratamento ou cura para o daltonismo. No entanto, é possível encontrar lentes e óculos que ajudam a minimizar o problema.

Para que você entenda melhor como o mundo parece visto por uma pessoa daltônica, separamos na galeria algumas cores e objetos: do lado esquerdo, são como eles realmente são. Do direito, como eles se parecem para os portadores da anomalia.

Perceba como as cores são enxergadas de formas diferentes:

Clique aqui para ver a Galeria (Se você estiver usando celular)

Próxima Matéria
Thamyris Fernandes
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+