• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como os humanos estão conseguindo diminuir a buraco na camada de ozônio?

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      05/02/18 às 17h27

Para quem não sabe, é a camada de ozônio que protege a Terra dos efeitos nocivos da radiação solar. Sem ela, a radiação solar prejudicaria os seres vivos, podendo causar danos na pele, como câncer; nos olhos, como a catarata; e também alterar o funcionamento celular das plantas. Pois bem, podemos afirma que a camada de ozônio é o "protetor solar" natural do nosso planeta, até porque, sem ela não existiria seres vivos.

O buraco feito na camada de ozônio aumentou bastante por que nós, seres humanos, intensificamos o aumento desse buraco através da emissão exageradas de gases poluentes na atmosfera. O gás CFC (clorofluorcarbono), por exemplo, foi muito usado na indústria em geladeiras, freezer e spray aerossol e é um gás que ajudou muito a aumentar o buraco na camada.

Mas, sabiam que a NASA recentemente trouxe notícias positivas relacionadas ao buraco na cama de ozônio? Segundo a agência americana, o buraco está diminuindo e graças à ação dos humanos. Como? A gente conta para vocês.

Redução do buraco na camada de ozônio

Para os desinformados, todos os anos, especificamente no mês de setembro, o buraco na camada de ozônio antártico chega ao seu pico depois dos raios do Sol catalisarem os ciclos de destruição do ozônio. Cloro e bromo estão envolvidos nesse ciclo, originados principalmente de substâncias químicas denominadas clorofluorocarbonos, o mesmo que citamos no começo da matéria.

Segundo um estudo que foi recentemente publicado na revista Geophysical Research Letters, os níveis de cloro abaixaram em aproximadamente 0,8% ao ano e foi descoberto que aconteceu uma redução de 20% no esgotamento da camada de ozônio.

Foi ainda em 1985 que vários países entraram em um acordo para não usar mais o gás CFC. Na verdade, os países assinaram um protocolo que incluía a eliminação completa da produção desse gás. Bom, e de acordo com os pesquisadores, esse esforço fez com que acontecesse a diminuição do buraco. A comunidade cientista comemorou bastante esse feito. O mesmo serve também como um lembrete de que ações significativas podem ajudar a salvar o planeta.

E aí, vocês imaginavam que evitar o uso do gás CFC poderia ser tão benéfico assim para o planta Terra? Comentem!

Próxima Matéria
Via   Brasil Escola     Vix  
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+