icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como podemos saber se nosso título de eleitor foi cancelado para essas eleições?

POR Mateus Graff EM Curiosidades 04/10/18 às 18h14

capa do post Como podemos saber se nosso título de eleitor foi cancelado para essas eleições?

Nos últimos dias surgiu a notícia de que cerca de 3,3 milhões de títulos de eleitor foram cancelados. O cancelamento atingiu 463 municípios brasileiros, a maioria deles no Rio Grande do Sul. Porém, a maior parte dos documentos cancelados eram da Bahia (18%), onde 580 mil foram retirados do cadastro por falta de comparecimento na revisão obrigatória convocada pelo TSE (falta de biometria).

Bom, como faltam poucos dias para as eleições, muita gente agora está procurando o título de eleitor, mas pode ser que você nem possa votar nessas eleições por estar com o título cancelado. Mas como podemos descobrir se o nosso título foi ou não cancelado? Isso é o que a Fatos Desconhecidos vai responder para vocês hoje.

Como descobrir se seu título foi cancelado

As pessoas que não podem votar são as que não fizeram biometria (em regiões que exigiram) e quem não votou nas últimas três eleições consecutivas e nem apresentou justificativa. Existem duas formas de saber se seu título foi cancelado. O primeiro é ir até o site do Tribunal Superior Eleitoral, clicar na opção "Situação eleitoral" e preencher os espaços com seu nome completo (ou número do seu título de eleitor) e data de nascimento.

Outra maneira é fazendo contato direto com o Disque-eleitor da sua região. Ah, no site também é possível ver seu local de votação e acompanhar processos de validação de documentos ou pagamento de multas.

As consequências de ter o título cancelado e o que fazer

Não é apenas seu título que será cancelado, as consequências podem ser mais sérias do que você imagina. Antes de mais nada, se você não justificou, terá que pagar uma multa entre R$ 3,51 a R$ 35,10 para cada pleito. Além disso, a pessoa fica impedida de tirar passaporte, carteira de identidade, e pode não receber salário de função ou emprego público.

Para acabar com esse problema com a Justiça Eleitoral, a pessoa com o título cancelado irá pagar uma multa e comparecer a um cartório depois da reabertura do cadastro, que acontece no dia 5 de novembro.

Lembrando que, caso você não tenha encontrado o seu título de eleitor, sabia que você não precisa dele para votar. Na verdade, seu RH, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, certificado de reservista ou mesmo seu passaporte são válidos para o dia da votação.

Se você tem algum amigo que não sabe se o título foi ou não cancelado, caro leitor, não deixe de compartilhar essa matéria com ele. Você vai estar ajudando seu amigo e o nosso país na escolha dos políticos das eleições 2018.


Próxima Matéria
Via   Terra     TSE     TSE     Vix     Vix  
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest