icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Como resolver contas de multiplicar sem usar a tabuada

POR A redação EM Ciência e Tecnologia 20/04/16 às 19h52

capa do post Como resolver contas de multiplicar sem usar a tabuada

Quando estamos aprendendo a escrever, aprendemos ao mesmo tempo a famosa tabuada. Essa palavra é difícil de ouvir para algumas pessoas, já que pode trazer pensamentos ruins e até mesmo lembranças horríveis. Principalmente aquela tabuada do 9, qualquer pessoa que nasceu para fazer humanas deve ver a tabuada como algo muito ruim e até hoje não se sabem como se resolve isso. Se você é uma dessas pessoas, seus problemas acabaram.

Existem vários métodos de fazer as famosas contas de tabuada sem precisar quebrar a cabeça durante horas e horas. Um método japonês que utiliza linhas torna tudo mais fácil. Veja os exemplos a seguir:

Um algarismo x um algarismo

Para somar dois números que tem apenas um algarismo é bem fácil. Faça linhas perpendiculares de acordo com número que você quer multiplicar, como na imagem acima. Depois conte quantas vezes eles se encontram e vai ter o número certo que daria na multiplicação.

Um algarismo x dois algarismo

Agora fica um pouco mais difícil. Com um número de um algarismo multiplicado com outro número que tem dois algarismos, você vai ter que dividir as linhas como na imagem acima.

Depois você conta onde eles se encontram e juntam os números como na imagem.

Um algarismo x dois algarismo 2

Agora é o mesmo caso da conta anterior, porém com um diferencial, um dos resultados do número dos encontros da linha vai dar um número com 2 algarismo.

Some o primeiro número da parte superior com o número da parte inferior e junte esse resultado com o outro número que não foi utilizado ainda.

Dois algarismos x dois algarismos

Contas com esses número, as contas vão ficar muito difíceis. Mas nada é impossível. Os encontros das linhas na diagonal vão se tornar um número e a soma dos números das laterais vão se tornar um número cada. Teremos três números agora. Some de acordo com a imagem e depois junte os números. Esse passo é ULTRA difícil de entender e vai ficar muito mais fácil se você ver o vídeo. Veja abaixo.

Se tiver mais curiosidade sobre esse assunto, veja mais um vídeo do mesmo canal "Manual do Mundo":

O que achou? Resolveu seus problemas com matemática? Cometa aí.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest