icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como são escolhidos os candidatos ao Oscar? E os vencedores?

POR Magno Oliver EM Entretenimento 25/01/17 às 13h50

capa do post Como são escolhidos os candidatos ao Oscar? E os vencedores?

Você já sabe quem são os indicados ao Oscar do ano de 2017? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você quem são eles.

O Oscar é lembrado por ser aquela cerimônia de entrega de uma estatueta que mede 33 centímetros, pesa 3,85 quilos e é tida com uma das mais importantes  do mundo da sétima arte.

A cerimônia que entrega estatuetas foi criada em 1927 para promover seus filmes e honrar o desempenho de atrizes, atores, diretores e outros realizadores. Dentro da cerimônia, acontecem competições em 24 categorias.

Mas como acontece o processo seletivo para concorrer em meio a tanta gente, tanto filme?

Segundo o portal G1, "Com exceção do melhor filme, cujos indicados são escolhidos por todos os mais de 6 mil membros da Academia, cada categoria fica sob a responsabilidade dos profissionais que engloba.Ou seja, atores indicam seus favoritos nas áreas de atuação, diretores a direção, etc.
Os membros enviam uma lista que elenca seus escolhidos do preferido para o menos favorito. Na primeira etapa da contagem, são levados em conta apenas os primeiros votos e é estabelecido um número mínimo para que a produção entre para a lista final de indicados.
Tal número é a divisão do total de membros pela quantidade de filmes que podem ser indicados (10 melhores filmes, 5 ou 3 nas demais categorias).


Os votos que forem para longas com menos de 1% das escolhas são desconsiderados, e as segundas escolhas das cédulas da lista são contabilizados. Caso todas as vagas ainda não tenham sido preenchidas, os votos do filme menos lembrado também são anulados.

Os votos vão então para a segunda escolha das cédulas. Mas a categoria de melhor filme tem suas próprias características. Primeiro porque pode contar com um número de indicados entre cinco e dez. Segundo porque, em alguns casos, um membro pode acabar votando duas vezes.
Isso acontece quando sua primeira escolha já atingiu o número limite para ser indicado mais 10% dos votos. Nesse caso, sua segunda escolha também é contabilizada".

Como são escolhidos os vencedores?

Depois de escolhidos os indicados, existe todo um processo para selecionar quem leva a estatueta. Segundo o G1, depois da escolha, "os membros podem votar em todas as categorias, não apenas naquelas de suas classes.

Em 23 categorias, vence aquele com o maior número absoluto de votos, mas no caso do melhor filme, mais uma vez há peculiaridades -- um processo parecido ao das indicações toma conta. Os membros da Academia elencam os indicados de melhor para pior.

Para vencer, um filme tem que contar com 50% dos votos totais mais um. Ao final da contagem de todas as primeiras escolhas, se nenhum longa atingir a marca, o menos votado é desconsiderado.
São levadas em conta então as segundas escolhas de cada cédula. O processo se repete até que algum deles ultrapasse o limite e um vencedor seja escolhido".

Você já tem os seus atores, atrizes ou filmes preferidos que gostaria que ganhassem um Oscar? Mande seu comentário para gente!


Próxima Matéria
avatar Magno Oliver
Magno Oliver
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest