icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


Como são feitos aqueles barquinhos dentro das garrafas e as esculturas de areia?

POR Lucas Franco    EM Mundo Afora      15/09/15 às 15h40
capa do post Como são feitos aqueles barquinhos dentro das garrafas e as esculturas de areia?

Para quem está a procura de um novo hobby, uma boa opção seria um tipo peculiar de artesanato que, definitivamente, não possui atalhos. Em um mundo cada vez mais governado pela pressa, que tal desafiar a correria e parar um pouco?

Construir barquinhos em garrafa e fazer esculturas de areia são dois costumes extremamente antigos e de culturas diferentes que já se espalharam pelo mundo todo. Mais antigo, o barquinho na garrafa é um hobby que data de séculos. É um trabalho que exige muita concentração, paciência e técnica, mas que não é tão difícil quanto parece. Tudo o que se precisa é uma minuciosa atenção aos detalhes.

Não se sabe exatamente quando começou o costume de colocar pequenos barcos em garrafas, ou quando esta prática começou a se tornar apreciada. O barquinho mais antigo, do fim do século XVIII, atualmente se encontra em exibição em um museu da Alemanha. Acredita-se que a construção de navios em garrafas tenha alguma relação com a representação de cenas religiosas cristãs. Os marinheiros teriam sido os pioneiros na prática, utilizando madeira, marfim ou osso para desenvolver suas esculturas, que eram dadas como presentes, ou como pagamentos de dívidas.

O primeiro passo é colocar a paisagem. A maioria dos navios em garrafa se limita apenas ao barquinho, mas há alguns artistas que optam pela utilização de betumes coloridos ou tintas acrílicas para enfeitar o recipiente. Uma vez que a paisagem esteja pronta, o navio já pode começar a ser construído fora da garrafa. Ele deve ser montado de forma que os mastros caiam e dobrem ao longo do casco, para que possam entrar pela abertura da garrafa. Depois, os mastros e as velas podem ser manipulados por meio de fios e outras ferramentas. Uma outra opção é construir o navio em pedaços e, depois, cuidadosamente montar o navio dentro da garrafa, encaixando peça por peça com o uso de pinças.

[embed]https://youtu.be/kB2z0MCMk4w[/embed]

Tão minucioso quanto o navio na garrafa são as garrafas decoradas com areia colorida. A prática é bastante comum nas praias brasileiras, e faz muito sucesso entre os turistas. O trabalho também exige uma redobrada atenção nos detalhes, e pode ser feito da seguinte maneira: depois de escolher o frasco que vai preencher com a areia, insira uma camada no fundo da garrafa. A inserção pode ser feita com funil, sempre com muita atenção. Isto porque o desenho é feito por meio de camadas, formando o desenho desejado. Para fazer desenhos diagonais, basta posicionar a garrafa no ângulo desejado e despejar a areia. Para manipular os desenhos,é só usar um palito. Depois de finalizado o desenho, uma camada de cola é colocada na abertura da garrafa.

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Y0g7FpAveeE[/embed]


Próxima Matéria
avatar Lucas Franco
Lucas Franco
O cara que gosta do Batman! @heymac14
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest