• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como são os colégios em 5 países ao redor do mundo

POR Júlia Marreto    EM Mundo Afora      06/01/17 às 15h50

Provavelmente você já sabe como funciona o sistema educacional no Brasil. Primeiro, a maioria das escolas particulares são melhores do que as públicas (claro, não são todas). Em contrapartida, as universidades públicas, tendem a ser muito melhores - e mais respeitadas -  que as particulares (mais uma vez, não são todas).

O sistema educacional no Brasil é divido da seguinte maneira: Educação Infantil (d0s 3 aos 5 anos), no qual tem-se a creche e a pré-escola. Ensino Fundamental (dos 6 aos 14 anos), dividido em 3 etapas: Alfabetização (1º ao 3º ano), Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano). Por fim, se tem o Ensino Médio (dos 15 aos 17 anos), com 3 séries, do 1º ao 3º ano.

Após o Ensino Médio o aluno pode escolher entre Ensino Superior (acadêmico) e o Ensino Técnico (voltado para o mercado de trabalho). Além disso, também tem-se a Educação de Jovens e Adultos - EJA (18 anos +) que proporciona todas as séries do ensino fundamental e médio para alunos com mais de 18 anos.

Precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

Além disso, não é a primeira vez que falamos sobre educação, caso tenha interesse em outros conteúdos sobre o assunto, confira: 10 conhecimentos úteis que ninguém aprende na escola; Como saber se você é um gênio mesmo colecionando notas ruins na escola?. Nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos esses 5 países para falar um pouco sobre como é seu sistema educacional, além dos horários de aulas e férias. Será que você já conhecia?

1 - Espanha

01

Na Espanha o sistema educacional, até os 6 anos é chamada de Pré-escola ou Educação Infantil e é dividida em dois grupos: o primeiro com crianças de até 3 anos e o segundo com crianças entre 3 e 6 anos. Já a educação entre as crianças e adolescentes de 6 a 16 é chamada de Ensino Primário, para crianças de 6 a 12 anos e é dividido em 3 ciclos: 6-8 primeiro ciclo, 8-10 segundo ciclo e 10-12 terceiro ciclo. Já entre os 12 e 16 anos é chamada de Ensino Secundário.

Nessas fases a média é de 25 alunos por turma. O principal objetivo desse nível de educação é proporcionar a todas as crianças uma educação comum que lhes permita adquirir os elementos culturais básicos, expressão oral, escrita, aritmética além de auto-suficiência progressiva de ação em seu ambiente. Terminada essa etapa os alunos recebem um certificado, chamado Graduação Escolar.

A educação secundária é divido em dois ciclos: 1) dos 12 aos 14 e 2) dos 14 aos 16. nessa fase o número média é de 30 alunos por turma. Ao final dessa etapa também se recebe um certificado, chamado Pós-Graduação Escolar.

Antes de se entrar na universidade, ainda existe mais uma etapa, chamada Treinamento de Nível Médio, e possui duas opções: 1) Bacharelado, que dura 2 anos, sendo que o aluno pode escolher a área que pretende estudar, como: artes ou ciências naturais e da saúde ou ciências humanas e sociais ou tecnologia. A opção 2) é direcionado para aqueles alunos que não pretendem seguir uma carreira acadêmica, sendo preparado para trabalhos específicos.

Por fim, finalizadas essas etapas, o aluno tem a opção de ir para a universidade ou permanecer no mercado de trabalho, sendo que, a última opção disponibiliza especializações e cursos rápidos.

2 - Reino Unido

REPTON SCHOOL REPTON DERBYSHIRE photo : Andy Weekes

A educação escolar começa aos 5 anos e termina aos 18. Sendo a educação primária: começa com a Reception (pré-primária) e vai até o 6º ano (10/11 anos). As turmas possuem por volta de 25 alunos, com uma professora e uma auxiliar.

Já a educação secundária começa no 7ºano (11/12 anos) e termina no 13º (pré-universitário), sendo constituída por 3 estágios: Key Stage 3 (7º, 8º e 9º), Key Stage 4 (10º e 11º) e Sixth Form (12º e 13º). Essa terceira etapa não é obrigatória.

As disciplinas do Curriculum Nacional são: Inglês, Matemática, Ciências, Música, Educação Física, História, Geografia, Tecnologias da Informação, Cidadania, Língua Estrangeira (varia consoante a escola, mas as mais comuns são o francês, espanhol, alemão), Arte, Educação pessoal, social e para saúde, Tecnologia e Design, Religião (normalmente são abordadas várias religiões e crenças).

Como a maioria das escolas europeias, as aulas começam na primeira semana de setembro e terminam no final de julho. O horário escolar de todas as séries são muito parecidos, começam por volta das 8h30h/9h e terminam entre 15h/15h30. O horário de almoço varia entre 30min e 1 hora.

O ano letivo no Reino Unido acontece em 3 períodos, chamados Terms. Cada um possui aproximadamente 13 semanas. O Autumn Term vai de setembro a dezembro, com intervalos de descanso de 27 de outubro até 2 de novembro e entre o natal e ano novo. O Spring Term vai de janeiro a abril, com intervalos de 16 a 22 de fevereiro e de 3 a 18 de abril. E o Summer Term, vai de abril a julho, com intervalos de descanso entre 31 de maio e 4 de junho.

3 - Estados Unidos

03

O ano letivo começa em agosto e termina em junho, sendo um total de 180 dias de aula. As férias acontecem entre junho, julho e 20 dias de agosto. Além disso, existe o Spring Break (férias da primavera), sendo uma semana de abril. O Thanksgiving (Ação de Graças), 1 semana de férias, na semana do dia 25 de novembro. E o Winter Break (Férias de Inverno), 1 semana de férias entre dezembro e janeiro.

As séries são divididas em: Preschool - crianças de até 4 anos; Kindergarden - crianças de 5 a 6 anos; Elementary School - 1ª série (6-7 anos), 2ª série (7-8 anos), 3ª série (8-9 anos), 4ª série (9-10 anos), 5ª série (10-11 anos); Middle School (ou Junior High) - 6ª série (11-12 anos), 7ª série (12-13 anos) e 8ª série (13-14 anos); High School - 9ª série (14-15 anos), 10ª série (15-16 anos), 11ª série (16-17 anos) e 12ª série (17-18 anos).

Geralmente é de 8h às 15h, sendo 7 horas diárias. Com opções de atividades extras depois das aulas, como esportes, teatro, música, dança....

4 - França

04

Tudo começa com a École Maternelle, para crianças de 2 a 5 anos, equivalente ao nosso maternal. Engloba as classes: toute petite section, petite section, moyenne section e grande section. Depois a École Élémentaire, para crianças de 6 a 11 anos, parecido com o primário. Engloba as classes: CP, CE1, CE2, CM1 e CM2.

Depois tem-se o Collège, onde o ensino é dividido entre: francês, matemática, história e geografia, educação cívica, ciências da vida e da terra, tecnologia, artes plásticas, música, educação física, e física-química, e engloba as classes: 6ème, 5ème, 4ème e 3ème.

Por fim, tem-se o Lycée, no qual os adolescentes podem escolher entre dois tipos diferentes de ensino: o lycée général et technologique ou lycée professionnel. O último é quando o aluno escolhe se quer continuar estudando ou entrar no mercado de trabalho. O lycée engloba as classes 2nd, 1ère e terminale.
As escolas primárias francesas possuem um horário maior, das 8h45 até as 16h30, com pausa de 90 minutos a 2 horas de almoço.

As férias acontecem 5 vezes por ano, no final de outubro (época de finados), duas semanas no Natal e Ano Novo, duas semanas em fevereiro, duas semanas na primavera (abril) e durante todo o verão (julho e agosto).

5 - Coréia do Sul

05

O ensino é dividido em 4 etapas: ensino fundamental, ensino médio júnior, ensino médio sênior e universidade. Sendo que, as duas primeiras etapas são obrigatórias a todos os coreanos (dos 6 aos 15 anos). O ensino médio sênior é mais acadêmico e oferece aulas avançadas e eletivas (de acordo com o que pretendem estudar na universidade).

Já o ensino médio sênior vocacional é voltado para única área, como agricultura, tecnologia, comércio e indústria de pesca. Além dessas duas opções, também há escolas de ensino médio específicas, que selecionam os melhores alunos em diversas áreas: artes, música, esportes, língua estrangeira, ciência, etc.

No ensino fundamental, as disciplinas obrigatórias são: ética, língua coreana, matemática, ciências, estudos sociais, educação física, música e artes. Além disso, é comum que as escolas também apresentem métodos que ensinem as crianças a apreciarem a tradição e cultura coreana, amor ao próximo e ao país, e hábitos básicos cotidianos. Nos últimos anos do ensino fundamental, alguns alunos também cursam aulas extras, como economia doméstica, tecnologia, língua estrangeira e computação.

No ensino médio sênior acadêmico, as disciplinas obrigatórias continuam as mesmas, mas os alunos precisam escolher suas específicas em ciências ou estudos sociais. As matérias de ciências são: física, química, biologia, e geografia física. Na área de estudos sociais: geografia, história, política, economia, e estudo cultural. Nos outros dois tipos de ensino médio, as disciplinas variam um pouco, já que seu currículo é baseado na área escolhida.

Os alunos deve ir à escola das 8h às 16h, comumente eles ficam até depois estudando, na escola ou em casa.  O ano escolar é divido em 2 semestre, o primeiro começa em março e termina em julho, enquanto o segundo começa no final de agosto e acaba em fevereiro. As férias de verão são de meados de julho até o final de agosto, depois de voltar as aulas, os alunos tem direito a 2 semanas de férias entre fevereiro e março.

Então pessoal, o que acharam? Gostariam de estudar em alguma dessas escolas? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+