icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Como se tornar um membro da Yakuza?

POR Mateus Graff EM Curiosidades 02/10/17 às 19h55

capa do post Como se tornar um membro da Yakuza?

A Yakuza é um grande sindicato do crime organizado do Japão. É similar as tríades que existem em outras partes da Ásia ou da máfia no Ocidente. No entanto, as operações e os papéis sociais da Yakuza são muito diferentes de outras organizações criminosas. Eles são organizados, seus interesses e atuações são múltiplos e eles têm nas mãos informações sobre toda a sociedade japonesa. Dos oficiais de alto escalão do governo a civis comuns.

A polícia japonesa e a imprensa, a pedido da polícia, chamam os de b?ryokudan ("grupo de violência"), enquanto os membros da Yakuza chamam a si mesmos de "ninky? dantai" ("Organização Cavalheirescas"). Pois bem, nós resolvemos apresentar nessa matéria para vocês hoje o ritual de inicialização dos membros da Yakuza.

Ritual de inicialização da Yakuza

Quando um novo recruta entra para a organização, eles são obrigados a desempenhar um papel subserviente a um dos membros mais experientes da organização. Ou seja, a pessoa tem que servir de forma, digamos assim, humilhante. Esse processo é chamado de "kobun". Essa organização tem uma estrutura de liderança complexa, e existem muitas "camadas" nas quais deve se avançar para chegar até o topo.

Esse ritual é uma cerimônia baseada em saquê, conhecida como sakazukigoto. O membro que está iniciando fica em frente ao seu "oyabun", enquanto outros membros preparam uma bebida. O iniciante recebe um copo com menos bebida do que o seu superior, sendo um reflexo de status de cada um.

Cada um bebe o seu copo antes de trocar e tomar outra bebida, momento onde a cerimônia é completa. Isso representa mais ou menos um vínculo entre pai e um filho adotivo, que é o "kobun" e o "oyabun". Beber saquê é uma cerimônia comum para representar a criação de um vínculo na cultura japonesa. O saquê sempre foi visto como um vínculo entre o homem e os deuses, formado a partir da benção de uma boa colheita. Esse mesmo vínculo pode consolidar até a relação entre as pessoas.

Para vocês terem uma ideia, casais bebem saquê nos casamentos para representar a sua união. Essa ligação histórica dá a cerimônia da Yakuza um significa religioso, e por isso é frequentemente realizado em um santuário japonês. Mas e você, já conhecia o ritual de inicialização da Yakuza? Comente!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest