• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Como será o impacto do Covid-19 na economia mundial?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      25/03/20 às 17h45

coronavírus se disseminou no mundo todo e é uma pandemia mundial. O surto começou em dezembro na China, e já infectou milhares de pessoas no mundo todo. Por ser um vírus mortal, as autoridades de todo o mundo estão se mobilizando com a situação, para tentar conter o surto e identificar toda a rota do coronavírus.

Esse surto já teve várias consequências econômicas como por exemplo, as companhias aéreas, operadoras de cruzeiro e indústrias estão entre as mais afetadas. Além disso, o surto está abalando os mercados globais.

A Associação Internacional de Transporte Aéreo estima que as perdas globais devem chegar a 63 bilhões e 113 bilhões de dólares. Montante que é aproximadamente entre 290 e 520 bilhões de reais. O ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, disse que esse surto pode diminuir o crescimento do país. Na melhor das hipóteses, será de 0,1 ponto percentual. E na pior, de 0,5 pontos.

E não somente a economia local se prejudicará. Os efeitos serão vistos nas exportações. A China, que é um importante comprador de commodities do Brasi, teve um impacto econômico muito grande com o surto do coronavírus. A China também é uma grande fornecedora para as indústrias brasileiras. Principalmente, em produtos eletrônicos.

Vários gráficos mostram como diferentes países sofrerão o impacto causado pelo coronavírus.

Economia global estagnada

Quando a economia de um país cresce, geralmente, cresce a quantidade de empregos e a riqueza do país. O crescimento é medido, geralmente, trimestralmente, pela análise do PIB, valores de serviço e bens produzidos.

E, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), por conta do surto do coronavírus, a economia pode crescer com sua taxa mais baixa, desde 2009.

O conhecido "clube dos países ricos" prevê um crescimento global de 2,4%, em 2020. E se o surto continuar por um tempo maior, essa taxa pode cair e chegar  1,5%.

Baque nas bolsas mundiais

As mudanças nas bolsas de valores podem mudar investimentos de fundos de pensão e de poupanças. No fim de fevereiro, aconteceu o pior desempenho do mercado, desde a crise de 2008.

As bolsas da Europa e EUA tiveram uma pequena alta, porque os países disseram que farão intervenções para proteger suas economias contra os impactos causados pelo coronavírus.

Fábricas

Um terço das manufaturas do mundo pertence à China. E o país também é líder em exortações de bens de consumo. E para tentar conter o avanço do vírus, as fábricas foram paralisadas.

Com isso, de acordo com a NASA<, seus satélites viram que a poluição diminuiu ao redor da China. E grandes empresas também sentiram o impacto por causa da paralisação na China e porque se baseiam na produção chinesa.

Menos compras

Com o surto, as pessoas deixam de fazer coisas que podem expô-las ao vírus, como por exemplo fazer compras. Por isso, restaurantes, lojas de automóveis e lojas em geral têm visto seu movimento cair.

Na China, na primeira metade de fevereiro as vendas de carros diminuíram 92%. Nesse primeiro semestre, os deliverys também devem sentir essa caída.

Turismo

O número de países que adotaram restrições de viagens está sempre aumentando. O governo britânico recomendou que ninguém viaje para a província chinesa de Hubei, que foi onde o vírus surgiu. Existem recomendações também com relação à viagens para a Itália.

O setor aéreo tem sofrido bastante o impacto, com voos sendo cancelados e passageiros cancelando viagens que tinham sido programadas. O impacto é sentido também pela falta de turistas chineses nos  países. Em 2019, 400 mil visitaram o Reino Unido, gastando em média 10 mil dólares cada.

Ativos valorizados

Existe, pelo menos, uma consequência positiva do surto, quando se olha puramente financeiramente. Existem algumas valorizações. Os produtos de limpeza por exemplo, sofreram um grande aumento. E o preço do ouro também subiu.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Imagens BBC
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+